quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Flamengo 3 x 0 Boavista - fluidez e Vitinho

Vitinho, o garçom da noite.

Flamengo, no primeiro embate real do new Mister, foi enfrentar o fraquíssimo Boavista no também insalubre torneio carioquinha que deveria ser extinto. Mas não foi. Logo, Boavista não é parâmetro para nada, a não ser ver o Flamengo evoluir em campo contra um espectro. Me lembra eu aprendendo a jogar FiFA. Me colocava em um super time para jogar contra um outro, que se pudesse seria da 5ª divisão da Arábia Saudita. Ainda assim perdia. Mas isto não vem ao caso...

E o Flamengo entrou em campo com a nova formação de 3 zagueiros. O que é preocupante pois basicamente é uma formação que pode clamar por "venham". E o Boavista, fracote, capengando, ainda assim chegava a nossa defesa, com direito a alguns bons lances para eles. A rigor, não deveria ter nenhum. Mas uma defesa que tem Renê como ala (????) ao invés de Ramon não é para ser levada a sério. Tipo do pior sujeito possível em uma posição. Se ainda o colocasse como zagueiro seria melhor. Depois o new mister evidentemente ficou insatisfeito com o desempenho do jogador que já faz anos de hora extra no Flamengo e colocou...Everton Ribeiro no lugar para servir de ala por um tempo. Esta pardalice foi substituída por outra, Everton Ribeiro foi para ponta direita e Rodilindo agora de ala. Avançado. Porque Rodinei é um ponta. Os New Kids On The Block, Cleyton e Noga, zagueiros, foram bem. Este esquema pode, quem sabe, ajudar a defesa se bem ajustada. Em tese pelo menos preenche um pouco aquele buraco que sempre ficava em frente à zaga.

Mas tivemos a estreia do Marinho que tem cara de bravo e pai rubro-negro. Jogou com desenvoltura e não tem aquela pose de subserviente que caracteriza parte do elenco em relação ao dream team de 2019. Ele tem seu brilho próprio e não está lá para ser simpático. Sabe que é sua última grande chance. Junto com ele tivemos Vitinho em grande noite, servindo a todos como um garçom de rodízio muito requisitado. Quem sabe 2022 pode significar finalmente o estouro do Vitinho como titular? Sob nova direção.

O fato é que neste primeiro jogo com Paulo Sousa, o Flamengo atuou de forma fluida em campo. Parecia movimentos, como dizer, líquidos. Tinha uma harmonia. E isto requer treinamento. Se dará certo contra times mais fortes só o futuro dirá. O fato é que new Mister mostrou que não é mais cada um em seu cercadinho. As posições podem variar, jogadores terão que ser mais espertos e entender os movimentos táticos.

Seja bem vindo, Paulo. E que a sorte lhe acompanhe no Flamengo.