quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Botafogo 1 x 3 Flamengo. Com Facilidade

Os craques de Paulo Sousa

E no enganador carioquinha, Flamengo venceu com facilidade o Botafogo, marcando até o gol para eles, em um ato de abnegação. Botafogo é um exemplo de time "safenado", em que a veia entupida de gastos turbinados acima do razoável é substituída por uma veia alienígena de um cartola louco, que por algum motivo, pretende conseguir lucro investindo no futebol de um Botafogo, cuja torcida é fixada no passado longínquo de glória no excepcional time que formou com Garrincha e outros craques. 

Jogo de ontem não é exatamente um parâmetro. Botafogo é um time  fraco que tem tudo para voltar a série que não deveria ter saído. Porém estamos nos mesmos campeonatos e é bom para sabermos nosso nível em relação aos usuais sparrings. Flamengo ao menos mostrou seu tamanho. O jogo contra o Atlético MG deu uma chacoalhada no time que ainda estava hesitante. Jogamos bem, ainda que com limitações defensivas,  contra o clubinho do mecenas mineiro e não vencemos no detalhe de pênaltis perdidos em série alguns batidos vergonhosamente no meio do gol para agradecimento do goleiro.  

Agora que o time mostra uma evolução tática isto para mim é indiscutível. Tocam melhor a bola, sabem onde cada um está. Ao contrário da tática peladeira do antecessor. Embora, na minha opinião, falte neste time o brilho tático ofensivo de Jesus, é um time, como dizer, pragmático envolvente. O que parece estar fazendo o futebol do Arrascaeta aparecer cada vez melhor. Como joga bem o uruguaio.  

O Flamengo de Paulo Sousa parece não ter a preocupação obsessiva de marcação alta porque entende que recuperar a bola em seu terço inicial de campo é melhor para sair em velocidade. Busca aplicar velocidade pelos lados de campo e uma movimentação constante pelo meio, alternando jogadores. É um time que vai ficando interessante de se ver. Considero que há um problema ainda em bloqueio defensivo de entrada da área, que poderia ser resolvido com a escalação de 2 volantes de pegada que também sabem distribuir. João Gomes e Thiago Maia. Andreas precisa melhorar sua pegada e Arão, neste esquema, me parece fora de sintonia. Diego nem era para estar com contrato renovado.