sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Atlético GO 2 x 0 Flamengo. Melancólico.


Melancolia
estado de grande tristeza e desencanto geral; depressão.

O Flamengo terminou o ano tão melancólico quanto a infeliz reeleição do principal responsável pela destruição do conceito profissionalizante do Departamento de Futebol do Flamengo, criado e mantido assim pela gestão anterior, ainda que considerando todos seus graves erros e defeitos, que poderiam tê-la tornado melhor gerida, principalmente esportivamente.

Hoje esta gestão tem o comando do futebol dirigido por um VP amador, tal como seu antecessor, que é coresponsável junto a um Diretor executivo ligado a contratos. Junte a isto um Comitê de Palpiteiros dos horrores, que estão lá como vampiros políticos sugando os ares do futebol, o motivo pelo que os levaram a torcer pelo clube. Amadores, nada sabem. Deslumbrados, deixam os jogadores e staff fazerem o que quiserem. 

Então o Flamengo tem o futebol anárquico, amador e sem chances de recuperação mantendo estas pessoas no setor. Elas são o que de pior o Flamengo tem a oferecer e mostrou isto ao longo da história. Repetições dos mesmos parasitas. São tiros curtos competitivos, seguidos de esbórnia e vergonha aos torcedores. Porque comandados por amadores fanfarrões, boquirrotos e deslumbrados. Como é um clube de massa, eventualmente reúne boa quantidade de dinheiro, real ou fictício e monta os times com jogadores que agentes esportivos sugerem ao VP da vez, pois o Flamengo é uma grande janela pela visibilidade midiática. Então chegam e abundam refugos de fora procurando espaço. 

Com o conserto das finanças executado pela gestão anterior, a gestão do Landim veio com grana e ao menos um financeiro de alto nível. E isto proporcionou a montagem de um grande elenco para 2019. Que eventualmente contou com a sorte de tantas peças encaixarem ao mesmo tempo. O que não é comum. E, como vimos nos 2 anos depois, nada teve de científico. Jogador que viria não veio e foi substituído por outro e...encaixou. Por exemplo. 

Enfim, veio Jorge Jesus depois de sabidamente descartarem Abel Braga. Ótimo movimento. "Estes caras sabem das coisas", Mais uma vez enganaram, embora tenha sido, de fato, uma ótima decisão esportiva. A única ao longo destes 3 anos, diga-se. E Jorge Jesus fez história e os reelegeu ainda que com tantas lambanças cometidas pós sua saída.

Agora temos o Flamengo tal como o jogo de ontem. Sem saída, Mal comandado. Péssimas peças despreparadas executando funções, supostos talentos desfilando em campo mostrando estarem muito aquém. É o retrato desta gestão, pura pose e pouco conteúdo. E ficaremos 3 anos refém destes caras. 

Que os conselheiros do Flamengo tomem vergonha na cara e ao menos votem em um Conselho Deliberativo e Fiscal independentes. Flamengo não pode ser tão refém de "pessoas ruins".