terça-feira, 9 de novembro de 2021

Todos Vamos Sofrer

 


Salve, Buteco! Hoje o Leandro não vai poder postar. Então, vou resumir a vocês a minha leitura de cenário e o que acho que pode acontecer até o dia 27 de novembro.

1) Time está jogando sem vontade?

Não. Tenho convicção de que os jogadores estão se poupando, o que é diferente de jogar sem vontade. Se você fosse jogador do Flamengo nos dias de hoje, confiaria em quem tem por função cuidar do seu bem-estar atlético? Eu não confiaria e essa é a explicação mais lógica para situações como as contínuas quedas de rendimento nas etapas finais das partidas.

Gabigol é o melhor exemplo. Depois de várias atuações muito ruins, jogou um primeiro tempo primoroso na Arena da Baixada. Em seguida, voltou ao ritmo "controlado", interrompido por breves picos de aceleração.

2) Renato é fraco taticamente? 

Já escrevi em posts e comentários. Não é fraco, é indigente tático. Com os jogadores precisando se poupar para evitar contusões, precisaríamos de um plano tático que fizesse o time se compactar e correr menos. Com Renato ocorre o inverso, o que o faz recomendar aos jogadores que se poupem ainda mais. Círculo vicioso. Tempestade perfeita.

3) Por que Renato ainda está no Flamengo? 

Porque é escudo para jogadores e Diretoria. Esse escudo não blinda 100%, mas amortece um bocado o impacto das críticas.

4) Com ou sem Renato? Qual é o cenário menos ruim?

Na minha opinião, estaremos melhor com o Renato, com sua experiência em decisões, o que pode se somar positivamente ao perfil do time titular. Tática? Só o que for possível resgatar da memória, coletiva e individual, dos jogadores. Mas futebol não é só tática, não se esqueçam...

5) Acabou o Campeonato Brasileiro?

Na minha opinião, acabou ontem, mas provavelmente estou errado e certo é quem já dizia que havia acabado há tempos.

6) O que fazer até o dia 27?

Segurar a crise, evitando que ela destrua as chances do time, com alguns ajustes pontuais.

7) Por que o Flamengo perdeu ontem?

Indigência tática, desfalques, contusões e arbitragem não são problemas novos e dificilmente poderão ser evitados até o final da temporada. O Flamengo teria vencido mesmo com todos eles se tivesse um goleiro debaixo da trave. Tem como melhorar um pouquinho, embora sem solucionar definitivamente o problema.

8) Michael ou Everton Ribeiro?

Pelo momento, Michael. Pela memória tática, Everton Ribeiro. Qualquer que seja a escolha, não é motivo para crise. O jogo tem 90 minutos e precisaremos de peças como os dois, Pedro e Vitinho.

9) Palmeiras é favorito para a final da Libertadores? 

Tomara que assim seja considerado. Dada a profunda crise atual, prefiro o time alerta e consciente da gravidade do problema. Que fique o Palmeiras com o ônus do favoritismo. Nossos problemas são internos e não o Palmeiras.

10) O que fazer com a ansiedade até o dia 27?

Há inúmeros mecanismos e a melhor opção varia de acordo com a pessoa. 

Meu conselho: não percam a cabeça e nem a esperança. É possível, mesmo estando consciente da gravidade do cenário.

Bom die SRa tod@s.