segunda-feira, 1 de novembro de 2021

A Maratona de Novembro

Salve, Buteco! Novembro chegou e, com ele, o ápice da maratona e do desgaste pelo insano calendário do futebol brasileiro e sul-americano. O Mais Querido adentra novembro a dez pontos do Atlético/MG no Campeonato Brasileiro e, após a surpreendentemente acachapante eliminação da Copa do Brasil, tentando sair de uma crise interna mirando a final da Libertadores, no dia 27 de novembro.

A realidade posta pelo calendário, até o dia 27, é a seguinte:

Rodada

FLAMENGO

Atlético/MG


4ª Rodada – Adiado

Athletico/PR (f – 3ª F, 2/11)


---

19ª Rodada – Adiado

Atlético/GO (c – 6ª F, 5/11)


Grêmio (c – 4ª F, 3/11)

30ª Rodada – FDS

Chapecoense (f – 2ª F, 08/11)


América/MG (c – Dom, 7/11)

31ª Rodada – MDS

Data Fifa


Bahia (c – 5 ª F, 11/11)

Corinthians (c – 4ª F, 10/11)

32ª Rodada – FDS

Data Fifa


São Paulo (f – Dom, 4/11)

Bahia (f – 5ª F, 2/12)

33ª Rodada – MDS (Data Fifa véspera)


Corinthians (c – 4ª F, 17/11)

Athletico/PR (f – 3ª F, 16/11)

34ª Rodada – FDS

Internacional (f – Sáb, 20/11)


Juventude (c – Sáb, 20/11)

35ª Rodada – MDS

Sport Recife (f)


Palmeiras (f)

36ª Rodada – FDS

Copa Libertadores da América (Final)

Fluminense (c)

Ceará (c)


37ª Rodada – MDS

Santos (c)


Bragantino (c)

38ª Rodada – FDS

Atlético/GO (f)


Grêmio (f)

8 de dezembro

Copa do Brasil – Final (Ida)


12 de dezembro

Copa do Brasil – Final (Volta)


Como vocês podem facilmente perceber, a "Nefasta" (CBF) detalhou a tabela do Campeonato Brasileiro somente até a 34ª Rodada, nada definindo em relação à 35ª Rodada, justamente aquela que antecede o final de semana da final da Libertadores da América. Lembram do "obsequioso silêncio" ao qual me referi neste post? Pois bem, ele permanece até, pelo menos, o momento em que programei o post de hoje. A boa notícia é que, segundo o jornalista Renan Moura (@renanmouraglobo), da Rádio Globo e da Rádio CBN, "o jogo contra o Sport deverá ser adiado". Difícil imaginar que Palmeiras x Atlético/MG, pela mesma rodada, também não seja, mesmo que, até lá, Flamengo e Palmeiras não tenham mais chance de título. Como afirmei naquele mesmo post, não dá pra conceber a disputa dessas duas partidas faltando três dias para a final da maior competição do continente.

A tabela tem uma interessante nuance, talvez não percebida por muitos de vocês. Eu, pelo menos, não tinha notado até começar a escrever esse post. Refiro-me ao adiamento de Bahia x Atlético/MG, pela 32ª Rodada. O Flamengo enfrentará o mesmo adversário na rodada anterior (31ª). Muito embora ambas sejam Datas FIFA, apenas o jogo do Atlético foi adiado. No mínimo intrigante... Vamos acompanhar com atenção a próxima convocação a ser feita pelo Inominável treinador da Seleção Brasileira.

Voltando pela última vez ao post do sinuoso caminho do TRI, compartilho com vocês minha curiosidade para saber como a "Nefasta" detalhará o restante da tabela do Campeonato Brasileiro, até a 38ª Rodada, acaso o Mais Querido permaneça com chances de conquista do título. Será que a competição terminará mesmo no dia 5, considerando a quantidade e jogos que precisarão ser adiados? A pressão da Copa do Brasil, agora, só existe para o Atlético/MG, e o Flamengo, ao menos por enquanto, continua vivo no Campeonato Brasileiro... Até o momento, as datas das finais da Copa do Brasil também não foram marcadas...

***

Continuo cético em relação às chances no Campeonato Brasileiro. É só conferir a tabela e as atuais precárias condições físicas do elenco, causadas pelos problemas hoje notórios para quem acompanha o Mais Querido (torcedores ou não). Renato provou-se muito bom fazendo ajustes pontuais ao que lhe preexistia, mas enrolou-se quando precisou encontrar soluções para problemas novos (ainda que causados por velhos problemas), que desafiaram as até então boas condições da equipe. No meio do caos, a experiência e a confiança de Renato cederam terreno para seus piores defeitos - narrativas inconsistentes e falta de repertório tático.

A notícia de que entregou o cargo, implicitamente confirmada quando o próprio Renato afirmou que se tratava de questão interna, acabou me deixando apreensivo. Sem confiança e energia, Renato não ajuda em nada e, na verdade, inclusive atrapalha. Como não surpreenderá ninguém se, nas próximas duas semanas, outros resultados adversos surgirem, considerando a profusão de contusões que se acumulam a cada partida (agora até mesmo antes da bola rolar), a nossa sorte no dia 27 está diretamente condicionada ao treinador não derreter no cargo e manter o foco e a energia necessários ao grupo para entrar em boas condições na final.

É possível que isso aconteça e o time continue a disputar o título brasileiro? Se acontecer, não tenho dúvidas de que o time chegará confiante e em boas condições para a grande final. Nesta hipótese, teremos um "suco de Flamengo", com a confiança em alta pela superação de tantos obstáculos. 

Porém, convenhamos, hoje o mais provável é que não aconteça, até pelo discurso do treinador ("ainda temos chances... enquanto tivermos chances"). Parece até que tem medo do time disputar esse título. Então, no caso do sonho do TRI acabar, o desafio será, para dirigentes, funcionários, comissão técnica, atletas e torcida, não nos perdermos no emocional.

***

Não sou fatalista, ou seja, não acho que todos os acontecimentos da visa sejam predeterminados pelo destino. Acredito na possibilidade das pessoas surpreenderem positivamente. Ainda que improvável, Renato e seu assistente Alexandre Mendes, o braço direito do treinador, podem perfeitamente melhorar, pelo menos, a saída de bola e o posicionamento da primeira linha do Flamengo. Não é que a construção de jogadas melhorará automaticamente, mas esse primeiro ajuste, quando menos, facilitará o desenvolvimento do jogo propositivo do time. Se estiver difícil, não custa trazer ajuda. Não faltam "nerds da tática" que podem socorrer a dupla nesse momento de dificuldade.

Além disso, Renato bem que podia trazer o Gabigol "de volta para o Flamengo", ou seja, tirar seus pensamentos da Seleção e de outras distrações. O treinador poderia também ser menos teimoso e aplicar em maior dose a meritocracia. É claro que experiência em decisões é um fator de peso, mas não dá mais, por exemplo, para o Renê estar à frente do Ramon ou o próprio Gabigol, em fase de "astronauta", jogar pelo nome e sequer ser substituído. Nessa mesma linha, alguns nomes como João Gomes e Vitinho podem ser melhor aproveitados e por mais vezes.

Porém, percebam, Renato tem seu trabalho atrapalhado pela profusão de contusões que vitimam o elenco a cada partida. As causas preexistem à chegada do treinador e potencializam suas limitações. Renato nada pode fazer a esse respeito. Apenas personagens como o vice-presidente de Futebol, Marcos Braz, e o chefe do Departamento Médico, Márcio Tannure, poderiam agir a curto prazo para melhorar esse quadro.

Não haveria melhor momento para a politicagem ceder aos mais nobres interesses do clube.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.