quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Flamengo 5 x 1 Olímpia - Classificado para Semifinal da Libertadores


O Olímpia não repetiu o América do México, aquele time ruim que eliminou o Flamengo em 2008 e nem o Atlético Mineiro naquele fatídico jogo do Bebetinho. Ambos conseguiram reverter uma vantagem elástica conseguida no primeiro jogo contra o Flamengo. Como gato escaldado fui assistir este jogo sob tensão. E o que vi foi um Flamengo que demorou um pouco a entrar no jogo. Olímpia marcava muito bem, em cima e tal. Mas à partir do momento que fez o primeiro gol a porteira se abriu e foi desfilando sua superioridade em campo. É fantástico assistir o Flamengo com estes craques no ataque: Bruno Henrique, Gabigol, Arrascaeta e Everton Ribeiro. Nenhum deles formado no Flamengo como era no passado. Foram contratações que deram absolutamente certo à partir do momento que o clube se estruturou à partir de 2013 com a eleição da famosa "Chapa Azul" para se levantar administrativamente e financeiramente. Nos assemelhamos portanto àqueles grandes da Europa, que contratam reforços prontos para titularidade e ao mesmo tempo formam jogadores que só se forem muito bons são deslocados para o time titular. No Flamengo hoje não temos ninguém. Do goleiro ao Bruno Henrique é um time todo contratado. Então se quisermos continuar com este potencial é preciso continuar elegendo dirigentes compromissados em manter um patamar administrativo e financeiro alto e um Departamento de Futebol capaz de identificar talentos passíveis de contratação.

Agora está chegando Kenedy e Andreas Pereira. Jogadores com passagem pela Europa que não se destacaram. O que não é um problema, pois se destacassem não estariam vindo a este mercado terciário. Mas podem agregar valor em nosso time turbinado. Com as seguidas convocações e gramados maltratados é pertinente imaginar que muitos titulares ficarão de fora em jogos importantes. Precisamos de recursos para manter o nível lá em cima.

Falta ainda um goleiro reserva experiente e pronto para ser titular. E sobretudo um bom zagueiro pela direita pois infelizmente Rodrigo Caio apresenta contusão crônica e sabe-se lá se sua carreira está comprometida. 

Ontem Bruno Viana e Leo Pereira fizeram mais uma atuação segura. Renato Gaúcho realmente deu jeito na defesa não a deixando tão exposta como o fatídico ex-treinador narigudo. Sofremos um gol por desatenção geral e também méritos do ataque do Olímpia. 

Vitinho e Michael mais uma vez entraram muito bem no jogo. Mas creio que com a chegada do Kenedy  tendem a jogar menos vezes. Diego, que carrega ao mesmo tempo adoração e haterismo pelas redes sociais, continua fazendo uma transição ofensiva muito boa mas ainda sem mostrar qualidades defensivas necessárias para ser o titular absoluto como volante. Thiago Maia caberia melhor nesta posição, ao meu ver. Arão, soberano e absoluto fez bela partida.

Enfim, vamos aguardar o vencedor do duelo entre Barcelona e Fluminense para a semifinal. Dois times chatos de enfrentar. Barcelona melhor treinado e jogaria em casa a segunda partida e Fluminense é clássico e acostumado a enfrentar o Flamengo. Enfim, não sei dizer. Ao menos, em tese, é um adversário menos pior do que Palmeiras ou Atlético MG, do chaveamento de lá. Desta vez o Flamengo deu sorte em sorteio.