sábado, 3 de julho de 2021

Túnel do Tempo: Num (muito) Distante 3 de Julho...

Salve, Buteco! SRN! Vamos embarcar mais uma vez na máquina do tempo e visitar o Rio de Janeiro no dia 3 de julho de 1932. Flamengo e Fluminense entravam em campo para disputar o que seria o último jogo do primeiro estádio do Mais Querido, o famoso "Estádio da Rua Paysandú".

O Mais Querido entrou em campo com Fernandinho; Moysés, Bibi, Rubens e Almeida; Luciano, Adelino Baianinho, Vincentino, Darci, Nelson e Cássio. Técnico: Milton Caldas.

O artilheiro Nelson marcou três gols (hat-trick) e Cássio completou a goleada de 4x0 em cima do mais tradicional rival.

Sobre a histórica goleada, que ficou marcada na História como "O Massacre da Rua Paysandú", encontrei no perfil do saudoso Bruno Lucena no YouTube as memórias do não menos saudoso Fernando Ferreira Botelho, o "Fernandinho", primeiro goleiro profissional da História do Mais Querido:


O Massacre da Rua Paysandú encerrou o ciclo do Mais Querido em seu primeiro estádio, que teve 174 jogos, com 97 vitórias, 31 empates e 46 derrotas, com 424 gols marcados e 238 sofridos, segundo o FlaEstatística.

***

Antes de voltar ao presente, faremos uma breve pausa em Leipizig, Alemanha, no 3 de julho de 1963, quando o Mais Querido sapecou 5x1 no selecionado da Alemanha Oriental, com cinco gols do atacante Airton (dizem que, em Leipizig, até hoje há quem trema ao ouvir esse nome). 

Aquele elenco, que conquistaria o seu 14º título estadual em dezembro, no famoso Fla-Flu (0x0) do público recorde de 177.020 pagantes, tinha "dois Nelsons", que atuaram na goleada, numa dessas coincidências aleatórias da vida. Ambos eram meio-campistas, sendo o mais famoso deles o Nelsinho, que tantas vezes jogou ao lado de Carlinhos Violino.

***

Hora de desembarcar no sábado, 3 de julho de 2021, e de desejar a todos vocês um ótimo final de semana, com mais uma vitória do Mais Querido no Fla-Flu de amanhã.

SRN a tod@s.