segunda-feira, 12 de julho de 2021

O Defensa y Justicia

Salve, Buteco! O Defensa y Justicia, "El Falcón de Varela", "Defe" ou "El Capo del Sur", é um clube poliesportivo fundado em 1935 na cidade de Florencio Varela, na Grande Buenos Aires, onde está sediado até hoje. Suas atividades sociais sempre movimentaram a comunidade, o que tornou o clube uma das principais instituições da cidade. No futebol profissional, contudo, sua história se iniciou apenas em 1977, quando a AFA autorizou a sua filiação. A partir de então, e começando pela Primera D, o DyJ passou a, paulatinamente, ascender entre as divisões argentinas, tendo, de 1986 a 2013/2014, alternado períodos entre a Primera B (terceira divisão) e a Primera B Nacional (segunda divisão). Seu primeiro acesso à Primera División (Série A) somente ocorreu no ano de 2014, mas a partir de então o DyJ jamais deixou de fazer parte da divisão de elite do futebol argentino.

A última década marca a ascensão do DyJ, inclusive porque em 2011 começou a disputar a Copa Argentina, passando a progressivamente atingir fases mais adiantadas. A maior surpresa, contudo, é o bom desempenho em copas internacionais a partir de 2017, tendo conquistado, em 2020, o título da Copa Sul-Americana e, em 2021, a Recopa Sul-Americana. Não tenho dúvida de que um dos fatores que explica o sucesso recente deste emergente argentino é a incrível capacidade do seu Departamento de Futebol de descobrir treinadores talentosos.

Ariel Holán, por exemplo, começou sua carreira como treinador no clube, marcando seu trabalho com uma histórica eliminação do Independiente na Copa Argentina 2015/2016 e com uma ótima campanha na Série A em 2016, classificando o DyJ para o seu primeiro torneio internacional, a Copa Sul-Americana/2017, na qual o clube foi dirigido pelo talentosíssimo Juan Pablo Voyvoda, hoje no Fortaleza, e que, à época, dirigia o segundo clube da carreira. O DyJ ainda propiciou a Hernán Crespo a oportunidade de recuperar a sua carreira, após uma desastrosa passagem pelo Banfield, tendo a união levado à histórica conquista do título da Sul-Americana/2020.

Essa recente história de "revelação" de promissores treinadores, porém, é marcada especialmente pelas, até agora, três passagens de Sebastián Beccacece pelo clube. Na primeira, levou o clube ao histórico acesso à Série A em 2014. Na segunda, levou o time à histórica classificação para as quartas de final da Sul-Americana de 2018, quando foi eliminado, pelo critério do gol qualificado (fora de casa), pelo Junior de Barranquilla, futuro vice-campeão. Por sua vez, a terceira passagem ainda está em curso e já colheu o incrível título da Recopa Sul-Americana de 2021, de virada, sobre o poderoso Palmeiras de Abel Ferreira, campeão da Libertadores e da Copa do Brasil de 2020, hoje líder do Campeonato Brasileiro/2021. 

Quem quiser conhecer um pouco do organizado, audacioso e raçudo adversário da próxima quarta-feira deve assistir ao videotape do emocionante jogo de volta, disponível neste link no YouTube. Outra opção é fazer uma simples pesquisa na mesma plataforma com o nome do treinador argentino e escolher vários vídeos que tratam da história e dos métodos de treinamento desse inquieto adepto do sistema de jogo posicional, o qual, nas oitavas de final da edição passada da Libertadores, no comando do Racing, eliminou o Flamengo de Rogério Ceni.

Na temporada atual do Campeonato Argentino, o DyJ não foi bem na primeira fase, ficando apenas no 11º lugar do Grupo B, com 13j, 3v, 3e e 7d, e saldo negativo de 6 gols. Sua última partida ocorreu em 27 de maio e foi o empate de 1x1 contra o Independiente del Valle, pela sexta rodada do Grupo A da Libertadores. O clube teve claras dificuldades para conciliar as competições nacional e internacional, mas parece ter atingido o objetivo de avançar para as oitavas da Liberta. 

O desempenho recente na Sula e na Recopa mostra que se trata de um adversário perigosíssimo, que cresce muito em competições eliminatórias, de quebra com a tradição de eliminar brasileiros, como foram os casos de São Paulo, Bahia, Vasco da Gama e, mais recentemente, o Palmeiras. Mas há pelo menos uma exceção: o Botafogo de Zé Ricardo, que, na Sul-Americana/2018, não teve dificuldades para sapecar 4x0 no agregado (1x0 e 3x0) sobre o DyJ de Beccacece.

O Flamengo visitará o DyJ pelas oitavas de final da Libertadores/2021 na próxima quarta-feira. A bola rolará no estádio Norberto "Tito" Tomaghello (capacidade para 18.000 espectadores) a partir das 21:30h, com transmissão da Fox Sports. Será o primeiro confronto entre as equipes.

***

Duplas de treinadores não são exatamente uma novidade no futebol. Meu exemplo favorito é o mítico Nottingham Forest, bicampeão da Champions League europeia (1978/1979 e 1979/1980), dirigido por Brian Clough e seu assistente Peter Taylor. O ótimo filme Damned United (no Brasil, Maldito FC) retrata grande parte da história da dupla entre o Derby County, o Leeds United e o Brighton Rove & Albion, antes da passagem vitoriosa pelo Forest. Há exemplos por toda a parte e talvez o mais curioso e atual seja o Náutico de Helio dos Anjos, no qual o pai é auxiliado pelo filho Guilherme, a quem incumbe parte da prancheta.

A rigor, o formato não é necessariamente um problema.

Renato Portaluppi e Alexandre Mendes têm um enorme desafio pela frente. A História do treinador principal, antes e depois de que passou a contar com os serviços do assistente, inclui títulos, vice-campeonatos e semifinais de edições da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América, ao lado de campanhas nada animadoras no Campeonato Brasileiro.

Na memória da Nação Rubro-Negra, além de momentos eternos como o terceiro gol nos 3x2 sobre o Atlético/MG no Mineirão, pela Copa União/1987, estão os não menos eternos 5x0 pelas semifinais da Libertadores da América/2019, marcados pelo massacre tático imposto por Mister Jorge Jesus, o qual teve como um dos destaques a impiedosa exploração do, segundo as palavras dos experts, "ultrapassado sistema de marcação individual do Grêmio."

Dá pra enxergar a luz no final do túnel nas copas. Em compensação, dou o Campeonato Brasileiro por perdido.

É bom que Renato e Alexandre tenham em mente que o sarrafo no Flamengo é muito mais alto e não há História como jogador do clube que afaste a cobrança da Maior Torcida do Mundo.

***

Fiquem a vontade para falar sobre o jogo contra a Chapecoense.

A palavra, como sempre, está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.