sábado, 24 de julho de 2021

Túnel do Tempo: Flamengo x São Paulo - Jogos Memoráveis no Maracanã pelo Brasileiro

Salve Buteco! Para manter o alto astral das 3 vitórias do Mais Querido sob o comando de Renato Gaúcho, antes do confronto de amanhã, as 16:00h (transmissão da Rede Globo em rede aberta), vamos nos lembrar de algumas memoráveis vitórias sobre o São Paulo no Maracanã por Campeonatos Brasileiros.

1) 20/1/1982 - Flamengo 3x2 São Paulo.


Primeiro jogo do time após a conquista do Mundial em 1981. Estava no Rio, mas o meu pai, em razão de um compromisso familiar com um monte de tias chatas (irmãs da minha mãe), não me levou pro jogo. Um misto de frustração, por ter que ouvir o jogo pelo rádio, e emoção pela virada histórica.

2) 19/2/1992 - Flamengo 3x2 São Paulo.


Primeira fase do Campeonato Brasileiro. Magnífica vitória do Mais Querido sobre o São Paulo de Telê Santana, a primeira de duas, num dos melhores jogos do campeonato. Lembro-me da imprensa repercutir a presença de jornalistas ingleses, maravilhados com a qualidade do espetáculo.

3) 14/6/1992 - Flamengo 1x0 São Paulo.


Segunda das duas vitórias do Mais Querido sobre o São Paulo de Telê Santana no campeonato, dessa vez pela segunda fase, uma espécie de semifinal em grupos de três. Jogo tenso contra o favorito e futuro campeão mundial. Golaço de falta do zagueiro Rogério, futuro treinador do time em 2010.

4) 10/10/2009 - Flamengo 2x1 São Paulo.


Ambas as equipes vinham de sete jogos de invencibilidade pela competição. A vitória marcante sobre o então tricampeão brasileiro foi marcada pelo gol de pênalti de Petkovic, numa cavada que enganou o goleiro Rogério Ceni e ficou para a História.

5) 23/8/2015 - Flamengo 2x1 São Paulo.


Na estreia de Oswaldo Oliveira no comando técnico do Mais Querido, o jogo ficou marcado pelo choro de Paolo Guerrero, autor do segundo gol, sentindo a pressão pelo jejum de cinco jogos sem marcar gols. O jogo também marca a mais recente vitória do Mais Querido sobre o São Paulo no Maracanã, pois a vitória de 2x0 pelo Brasileiro/2017, última vitória sobre o adversário, ocorreu no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador.

Chegou o momento de quebrar o tabu.

Pra cima deles, Mengo!!

Bom FDS a tod@s.