quarta-feira, 9 de junho de 2021

Campo e bola

 






Irmãos rubro-negros,



Após mais de uma semana sem jogos, a saudade do Mengo fica incontrolável. Dá até crise de abstinência. Bom saber que o Mais Querido volta a campo amanhã, diante do Coritiba, pela Copa do Brasil.

Que sensação maravilhosa saber que o Flamengo volta a campo esta semana. 

Há uma célebre carta escrita na década de 1950, pelo então magistrado Eliezer Rosa, torcedor do América, sugerindo a seu amigo, o rubro-negro João Antero de Carvalho, que fosse editada uma lei federal que obrigasse o Flamengo a jogar todos os dias, em todos os lugares, e a vencer sempre. 

Segue excerto da missiva para apreciação dos amigos aqui do Buteco do Flamengo:


“O FLAMENGO não é somente um clube, uma agremiação esportiva. O Flamengo é uma religião, uma seita, um credo, com sua bíblia e seus profetas maiores e menores. O Flamengo é um amor, uma devoção, uma eterna comunhão de sentimentos. Por eles muitos deram a vida, alienaram a liberdade, destruíram amizades, arruinaram lares, com homicídios e suicídios. O Flamengo, o flamenguismo, para ser mais exato, é uma cardiopatia. O Flamengo dá febre, dá meningite, dá cirrose hepática, dá neurose, dá exaltação de vida e de morte. O Flamengo é uma alucinação.

Deveria ser feita uma Lei Federal que obrigasse o Flamengo a jogar todos os dias, em todos os lugares do Brasil e ganhar sempre. Quando o Flamengo ganha, há mais amor nos morros, mais doçura nos lares, mais vibração nas ruas, a vida canta, os ânimos se roboram, o homem trabalha mais e melhor, os filhos ganham presentes. Há beijos nas praças e nos jardins, porque a alma está em paz, está feliz. O Flamengo não pode perder, não deve perder. Sua derrota frustra, entristece, humilha e abate. A Saúde, a higiene nacional exigem que o Flamengo vença, para o bem de todos, para a felicidade geral, para o bem-estar nacional."

Que belas e verdadeiras palavras vinda de grande torcedor de clube adversário do Flamengo.
E nós temos a imensa felicidade, que fica ali nos alimentando, de saber que o Flamengo vai jogar amanhã. E vai jogar também no fim de semana, só que pelo Campeonato Brasileiro.
É realmente uma benção ser rubro-negro, e isso independe se a fase é boa ou não.
Na vitória ou na derrota, nos momentos de dor e de alegria, uma vez Flamengo, sempre Flamengo.

...

Abraços e Saudações Rubro-Negras.
Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.