quarta-feira, 19 de maio de 2021

O Caminho

 







Irmãos rubro-negros,



Como disse muito bem nosso fraterno amigo Gustavo na sua coluna de segunda-feira, o Flamengo está numa semana decisiva. Te peço emprestado o título da sua coluna, meu amigo. Temos jogo importantíssimo hoje pela Taça Libertadores da América e decisão do Campeonato Carioca no sábado. Semana decisiva.

Para nós rubro-negros, indo além dos nossos desafios imediatos, todo jogo do Flamengo guarda aquela emoção particular que envolve a enorme benção e alegria de simplesmente ver a camisa do Flamengo em campo.

E eu sou de convicção de que, numa campanha, tão especial quanto o momento decisivo do título e da glória, é a caminhada. Cada jogo do Flamengo tem a sua mística, tem a sua história, tem a sua importância.

Hoje enfrentaremos a LDU pela Libertadores. A vitória garante ao Flamengo o primeiro lugar em seu grupo. Uma bela campanha até o momento, que pode ser coroada com a primeira colocação. É o que nossa torcida espera.

E no sábado, a grande final do Campeonato Carioca. O primeiro jogo ficou caracterizado por um adversário completamente descontrolado, nervos em frangalhos, aproveitando-se da arbitragem para praticar antijogo, ensebação e falatório.

O Flamengo teve o domínio completo das ações no primeiro tempo. Mas falhou muito nos momentos de definição e finalização, saindo para o intervalo com o placar de 1x0, que poderia ter sido maior.

No segundo, certa firula, preciosismo e falta de intensidade. Em mais uma falha do sistema defensivo em bola parada, o adversário empatou. 

Ao Flamengo, se o clube realmente almeja conquistas este ano, há que se melhorar consideravelmente o sistema defensivo, o que é algo notório e que vem sendo dito por praticamente todo rubro-negro, jogo sim, outro também. Mas há que se melhorar, também, as finalizações. Time que pretende vencer títulos não pode perder gols em demasia ou simplesmente diminuir a intensidade e baixar a guarda, achando que pode resolver a qualquer momento. 

Então, existe essa percepção de que o time, embora esteja fazendo excelentes campanhas tanto no Carioca como na Libertadores, pode aperfeiçoar muito ainda o seu potencial. 

E a fé da Nação Rubro-Negra é de que isso aconteça, de que o Flamengo aprimore o seu futebol. A nossa fé é de que o Mengo faça duas grandes partidas, hoje e sábado, continuando essa tão emocionante caminhada, que, com a graça e a intervenção de São Judas Tadeu, nos tratá muitas glórias.