quinta-feira, 20 de maio de 2021

Flamengo 2 a 2 LDU. A opção pelo sofrimento.


Flamengo optou por Rogério Ceni para treinar seu elenco ainda que tenha se mostrado insuficiente mesmo com o título do Brasileiro de 2020. Deveria ter aprendido a lição com Abel Braga, mas não. Técnico brasileiro é mais fácil de lidar porque já vem com o pacote de agentes agregados e a malandragem de vestiário em que faz um pacto com as lideranças.

Ao contrário dos demais anos de seca, à partir de 2019, com aquelas contratações com 100% de acerto, momento raro em qualquer time, que se juntaram a um elenco com alguns bons nomes (outros longe de serem) que se tornaram titulares, Flamengo produziu um time mágico, competitivo e referenciado. O Flamengo de Jorge Jesus. Um técnico que fez o elenco jogar o seu melhor.

Corta para 2020. Veio esta maldita pandemia. Vem o Benfica. E tudo desmorona. Jorge Jesus sai, titulares saem, e o Flamengo volta a apostar em técnicos inexperientes longe da envergadura que o elenco chegou a ter. Mas ainda assim consegue ser campeão brasileiro de 2020, um campeonato estranho em que os times que competiam para chegar em primeiro invariavelmente corriam para não chegar. E, em um empate do Internacional, ganhamos o título mesmo com Ceni e seu jeito de (des)armar o time.

Veio 2021. Ceni deve ajustar esta bagaça defensiva, certo? Não, pequeno gafanhoto. Primeiro que ele não sabe como fazer, segundo que ele demonstra não querer evoluir neste sentido. Senão certamente conversaria com o Flamengo para a contratação de auxiliar(es) técnico(s) de defesa. Isto não é vergonhoso. É até o recomendável. Se não sabe ou não pode fazer, contrate quem saiba. Fale com qualquer mestre de obra, gerente de produção, dono de negócio. 

E por não saber o que fazer com a defesa, chegando ao cúmulo de aproveitar um volante na defesa, e com isto tirando zagueiros destros de seu melhor posicionamento, bagunça tudo. E quando coloca zagueiros na posição, mal treinados, que saem muito mal na área, não sabem a quem marcar em cruzamentos, faz a área do Flamengo parecer festa funk. 

Ontem o Flamengo conseguiu empatar em um jogo difícil. De se ver. Ambos os times muito mal, com uma arbitragem horrorosa. Ceni resolveu poupar vários titulares para disputar carioquinha com Fluminense. Nem o culpo. E sim quem o deixa fazer isto. Prioridades devem ser estabelecidas pela Direção.  Flamengo conseguiu seu gol com o Pedro, mas sabemos que é apenas questão de tempo para o outro time fazer o seu. Ou os seus. Então viraram o jogo. No festival de cera que faziam, Flamengo aproveitou um intervalo e fez seu gol numa falha defensiva da também horrorosa defesa deles. Nível Flamengo. Isto depois do Ceni ter tirado Gabigol no intervalo.  E o empate foi justo. 2 a 2. 

Flamengo classificado. E agora disputará o primeiro lugar com o Velez. E sabemos que o Flamengo de Ceni em mata-mata é morre-morre.