segunda-feira, 10 de maio de 2021

Calendário

Salve, Buteco! Com a classificação do Mais Querido para a final do Campeonato Estadual, tenho para mim que se encerrou a "fase tranquila" do calendário da temporada/2021. Por mais que se considere o Estadual menos importante do que as outras competições, a partir de agora os confrontos tenderão a ser predominantemente mais intensos e contra adversários mais fortes, os quais disputam as Séries A do Campeonato Brasileiro e dos campeonatos nacionais de outros países, com a exceção do Coritiba. Portanto, acabou a "mamata" de enfrentar principalmente adversários das Séries C e D do futebol brasileiro (alguns nem isso).

Data

Adversário

Competição

Estádio

11/5 – 3ª Feira

Unión La Calera

Libertadores

Nicolás C Nazar

15/5 – Sábado

Fluminense

Estadual

Maracanã

19/5 – 4ª Feira

LDU

Libertadores

Maracanã

22/5 – Sábado

Fluminense

Estadual

Maracanã

27/5 – 5ª Feira

Vélez Sarsfield

Libertadores

Maracanã

30/5 – Domingo

Palmeiras

Brasileiro

Maracanã

2/6 4ª Feira – Sorteio Conmebol – Libertadores – Oitavas de Final

2/6 – 4ª Feira

Coritiba

Copa do Brasil

Couto Pereira

ELIMINATÓRIAS 4 e 8/6

11/6 – INÍCIO DA COPA AMÉRICA

6/6 – Domingo

Grêmio

Brasileiro

Arena do Grêmio

9/6 – 4ª Feira

Coritiba

Copa do Brasil

Maracanã

FDS 30/6

América/MG

Brasileiro

Maracanã

MS 16/6

Athletico/PR

Brasileiro

Arena da Baixada

FDS 20/6

Bragantino

Brasileiro

Maracanã

MS 23/6

Fortaleza

Brasileiro

Maracanã

FDS 27/6

Juventude

Brasileiro

Alfredo Jaconi

MDS 30/6

Cuiabá

Brasileiro

Arena Cuiabá

FDS 4/7

Fluminense

Brasileiro

Maracanã

MDS 7/7

Atlético/MG

Brasileiro

Mineirão

FDS 11/7

Chapecoense

Brasileiro

Maracanã

11/7 – FINAL DA COPA AMÉRICA

MDS 14/7

Libertadores – Oitavas de Final – Ida

FDS 18/7

Bahia

Brasileiro

Fonte Nova

MDS 21/7

Libertadores – Oitavas de Final – Volta

FDS 25/7

São Paulo

Brasileiro

Maracanã

MDS 28/7

Copa do Brasil – Oitavas de Final – Ida

FDS 1/8

Corinthians

Brasileiro

Itaquerão

MDS 4/8

Copa do Brasil – Oitavas de Final – Volta

FDS 8/8

Internacional

Brasileiro

Maracanã

MDS 11/8

Libertadores – Quartas de Final – Ida

FDS 15/8

Sport Recife

Brasileiro

Maracanã

MDS 18/8

Libertadores – Quartas de Final – Volta

FDS 22/8

Ceará

Brasileiro

Castelão

O calendário até o final de agosto tem alguns pontos curiosos. Depois de "apertar" na sequência que envolverá as duas últimas rodadas da Fase de Grupos da Libertadores e os dois Fla-Flus pela final do Estadual, a sequência de jogos durante as Eliminatórias e a Copa América poderia ser bem pior, convenhamos. Como o time, até aqui, conseguiu bons resultados rodando o elenco entre formação titular e a alternativa, não se pode falar em desgaste, o que, em tese, dá uma boa perspectiva até a estreia pelo Campeonato Brasileiro.

Contudo, acaso alcance a classificação amanhã, contra o Unión La Calera, o Mais Querido do Brasil não deve se esquecer do item 2.2.3.3 do Regulamento da Copa Libertadores da América/2021, segundo o qual, a partir das quartas de final, as equipes com melhor performance decidirão em casa. Como o Flamengo de Rogério Ceni, até aqui, vem jogando bem como visitante, fazer o resultado fora de casa e decidir com vantagem no Maracanã parece ser excelente ideia.

Voltando ao calendário, chama a atenção a sequência significativamente mais pesada entre os jogos imediatamente posterior ao término das oitavas de final e o imediatamente anterior ao início quartas de final da Libertadores. Essa sequência coincidirá com as oitavas de final da Copa do Brasil e indica, em tese, jogos menos intensos pelo Campeonato Brasileiro, intermediando os confrontos pela competição internacional, do que aqueles que intermediarão os jogos pela competição eliminatória nacional.

As convocações para as Eliminatórias e Copa América poderão ser o fiel da balança para os principais aspirantes aos grandes títulos - Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores da América.

Minha maior preocupação, no momento, está na posição de goleiro. Diego Alves não figura entre os relacionados para a viagem ao Chile e a escalação de sábado indica que o jovem Gabriel Batista será o nosso goleiro em La Calera.

***

Se pensar em reforçar, a Diretoria deve ter em mente que a primeira janela de transferências internacionais está aberta até o dia 23 de maio, enquanto a segunda abrirá no dia 1º de agosto e fechará no dia 31 do mesmo mês. De acordo com os itens 3.7.5.8 a 3.7.5.12 do Regulamento da Copa Libertadores da América/2021, até 72h antes do início das oitavas e quartas de final será possível substituir 5 (cinco) jogadores na lista de inscritos, número reduzido para 3 (três) nas semifinais. Só é possível substituir goleiro lesionado antes da final.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.