quinta-feira, 29 de abril de 2021

Ovos com Presunto


Meu irmão tinha uma particularidade enquanto criança. Como era muito chato de comer quando íamos a algum restaurante (saudosos tempos em que isto era possível) ele sempre pedia o mesmo prato: Ovos com Presunto. Não importa se o restaurante era especializado em massas, cozinha francesa, o que fosse. Sua limitação de paladar o fazia optar pelo prato de segurança, o tal ovos com presunto. E ficava feliz na dele com este prato simples. 

Ovos com Presunto para mim virou um símbolo da limitação por opção. Você não sabe o que quer, tem medo de experimentar, tem receio de uma tentativa que alcance novos voos, então vai no "ovos com presunto" da vida. Isto vale para emprego, carreira, até relacionamento. Segue com seus ovos com presunto pelo caminho, que é a sua "zona de conforto".

Relacionando isto com o Flamengo. Rogério Ceni. Tem seus ovos com presunto no elenco. Aliás, todo técnico tem. Mas o Rogério Ceni, com sua limitação natural de ex-jogador que contou com uma maioria de técnicos brasileiros em sua formação tática, e com pouco estudo como técnico, não seria um "ovos com presunto"? Dele não se pode esperar variação tática brilhante ou mesmo soluções defensivas ou de ataque mais arrojadas. Flamengo, com ele, joga o feijão com arroz, só que, ao contrário dos demais times locais, com um elenco estelar. 

E este feijão com arroz (mais uma analogia) tem problemas graves de tempero em compactação e mesmo de mobilidade ofensiva, com jogadores congelados em suas posições durante boa parte do tempo. Ao contrário do dinamismo visto na recente (mas que agora já parece distante) era JJ. Mas está ganhando, ainda que claudicante em vários momentos. E parece que está bastando. Mas até o Fluminense está ganhando também. O que gera alguma ponderação à respeito.

O fato é que o time do Flamengo é previsível e facilmente atacável. Mas ganhou o Brasileiro assim, mesmo que na bacia das almas, com a sorte do adversário direto ter empatado sua última partida. Ganhou a SuperCopa também. Então continuemos de Ovos com Presunto. Por enquanto está saciando a fome.