terça-feira, 13 de abril de 2021

Notas Rubro-Negras

 







Irmãos rubro-negros,



Que vitória espetacular no domingo passado. Flamengo Bicampeão da Supercopa do Brasil.

Vale a conquista e vale o título. Com o Flamengo é sempre sofrido e com emoção. Inesquecível. Vitória da alma flamenga.

Menção honrosa ao melhor goleiro do Brasil, Diego Alves. 

Eu gostaria de tecer alguns comentários sobre o jogo.

Na minha modesta opinião, o Palmeiras se mostrou mais organizado. Foi um jogo equilibrado, mas o que equilibrou a balança para nós foi o enorme talento e categoria do nosso elenco. 

Time do Flamengo está muito espaçado, sobretudo sem a bola. Eu vi o Bruno Henrique e o Everton Ribeiro vindo dar combate quase que na área do Flamengo. Isso é orientação típica de técnico brasileiro. Isso desgasta muito o atleta. 

E mesmo quando o time ficava atrás da intermediária, marcando do meio para trás, ainda assim dava espaço ao adversário. Isso é problema de compactação e posicionamento.


...


O Flamengo do Jorge Jesus funcionava porque o time jogava muito compactado. Se o time avançava a marcação, todas as linhas acompanhavam; se o time resolvia dar campo ao adversário, as linhas recuavam também. Como se sanfona fosse.

Os jogadores sabiam exatamente onde se posicionar. Onde estava a bola, havia dois, três jogadores nossos. 

E o Bruno Henrique e o Everton Ribeiro não precisavam recuar até nossa área para marcar, porque o Jorge Jesus entedia que a adoção de um sistema de jogo ofensivo e de pressão exigia alguns riscos, um dos quais a excelência em saber defender com poucos jogadores. Um gênio exercendo a sua arte, assim se pode dizer do Jorge Jesus.


...


O Rogério Ceni ainda é um técnico em início de carreira. Tem muito a aprender. Ele é o nosso comandante técnico e tem toda minha torcida, porque eu sou Flamengo. Quem veste a camisa rubro-negra, tem a minha torcida. Eu torço para o Flamengo, não para "a", "b" ou "c".

Mas o Ceni precisa analisar os jogos e entender o que não está funcionando. Ele quer o time jogando de uma maneira, mas o sistema defensivo não está produzindo bem. 

Time está espaçado, concede muitos espaços. Os jogadores correm muito e muitas vezes sem lógica dentro do sistema de jogo. Se cansam porque têm de correr atrás da bola e do adversário. Não encurtam o campo. A movimentação é um tanto quanto estática, sempre de beira de campo, do Bruno Henrique e do Everton Ribeiro. Não sai disso.


...


Eu vejo que o problema é mais de falta de solidez tática do que de nomes.

Mas o Ceni tem trocentas formações possíveis com o elenco que o Flamengo lhe proporciona.

Pode escalar o João Gomes e adiantar Diego e Gerson. Pode escalar o João Gomes no lugar do Diego, o que não recomendo, porque o Diego está jogando muito bem. 

Pode manter Diego e Gerson e escalar o Vitinho, no lugar do Everton Ribeiro.

Mas a mudança que eu acho pode dar um efeito melhor é retornar o Rodrigo Caio para a zaga-central.

O nosso amigo aqui do Buteco, Carlos Cesar, disse algo com o que eu concordo plenamente: o Rodrigo Caio joga muito melhor como zagueiro-central do que como quarto-zagueiro. 

Com o Rodrigo Caio na zaga-central, o Willian Arão pode voltar para sua posição original, de volante, onde ele rende muito bem. Pode recuar para ajudar a saída de bola da equipe, como fez amiúde com o Jorge Jesus. E pode jogar com Diego e Gerson, ou com Gerson e Everton Ribeiro.

Jogue quem for da preferência do técnico, o problema maior é de organização tática.

Futebol é muito competitivo. Erros precisam ser evitados e virtudes multiplicadas. 

Eu ainda acho, com todo o respeito ao Rogério Ceni, que nessa brincadeira já conquistou dois títulos nacionais pelo Clube de Regatas do Flamengo, mas eu ainda acho que a prioridade atual do clube deveria ser a contratação de uma comissão técnica de nível europeu. 

Como não acredito que isso acontecerá, seja pela questão financeira, seja pela confiança da diretora no trabalho da comissão técnica, vou torcer para quem veste a camisa do Flamengo, com a esperança de que o Rogério Ceni consiga fazer o time do Flamengo jogar um futebol de alto nível, conquistando vitórias e títulos. 


...


E na quinta-feira tem clássico pelo Campeonato Carioca.

Avante Flamengo!


...






E o Clube de Regatas do Flamengo conquista a Champions League Américas, garantindo lugar no Mundial.

Honra máxima aos heróis do basquete rubro-negro.


...


Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.