terça-feira, 23 de março de 2021

2021: o ano dos TRIs

Olá Buteco, bom dia!

O meu amor pelo Flamengo é inerente ao meu ser. Vem do amor que o meu saudoso pai tinha e que foi passado para ele pelo meu também saudoso avô. Não me recordo ao certo quando tomei consciência do que era o Flamengo, mas consigo me recordar de várias passagens, ainda molequinho, dessa percepção. Lembro particularmente de como, com uns 4 ou 5 anos, decorara a escalação do Flamengo, que naquela época ainda ia do Goleiro ao Ponta-Esquerda.

Conforme eu fui crescendo, fui me apropriando das histórias do Flamengo e a primeira curiosidade de que me recordo era sobre o que significavam as três estrelas bordadas ao lado do CRF, no Manto Sagrado. Imaginava que eram referências aos três títulos brasileiros que ostentávamos na minha infância e fiquei surpreso quando descobri que as estrelas vinham de uma história bem mais antiga. Eu ainda não conhecia as histórias de Valido, Dida e Rondinelli, mas aquelas sequências de números já estavam devidamente decifradas: 42-43-44, 53-54-55 e 78-79-79. As três estrelas na Camisa do Flamengo. Os três tricampeonatos!







As três estrelas na Camisa Histórica de 1981

Vinte anos depois, o Flamengo começaria, com o gol de falta de Rodrigo Mendes, a sequência que nos daria o 4º Tricampeonato Carioca de nossa História. Curiosamente, outro gol de falta encerraria esta campanha. Em um momento que os gols de falta estão cada vez mais raro, é interessante relembrar esse tetra-tri com gols de falta. No bicampeonato, em 2000, houve um golaço do Fabio Baiano também (primeiro jogo).





De lá para cá, o Flamengo tomou conta de vez do cenário regional com um novo tricampeonato em 2007/2008/2009 e a conquista da hegemonia em números absolutos de títulos. Um novo salto na última década e estamos agora em busca de três históricos tricampeonatos: em 2021, jogaremos pelo hexa-tricampeonato carioca, pelo tricampeonato brasileiro consecutivo e pelo tricampeonato da Libertadores!





Que esse 2021 seja o ano dos TRIs!!!

Saudações RubroNegras!!!