terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Checkpoint: sprint final

Olá Buteco, bom dia!

Falar que o Campeonato Brasileiro de 2020 é completamente atípico é redundante, uma vez que o ano todo de 2020 foi completamente atípico devido à pandemia. Ainda assim, é importante compreender o contexto caótico desse campeonato, para tentar mensurar nossas chances de título. Um campeonato que já começa bagunçado, com jogos da 1ª rodada remarcados para metade do segundo turno e no qual um participante chegou a ficar com 3 jogos a menos em relação aos demais, dificultando bastante as análises intermediárias sobre o torneio. Apesar dessa verdadeira zona, a mão da CBF pesou sobre o Flamengo, na mesma sequência no turno e no returno, acumulando sequências de jogos muito próximos, o que também ajuda a explicar os dois empates contra o Bragantino.

Naturalmente, o Flamengo tem seus próprios problemas e o surpreendente é que, após tantos erros ao longo deste campeonato, ainda tenhamos boas chances de título. Na pior das hipóteses (Inter vencendo Sport e Vasco), podemos chegar ainda vivos na última rodada, vencendo nossos próximos dois jogos (Corinthians e o próprio Inter). Difícil sim, mas possível. É o que basta para o Rubronegro! 

Para discussão de hoje, preparei um gráfico com a diferença de pontos entre o Flamengo e o líder, a cada rodada. Cabe ressaltar que, por conta dos vários jogos remarcados, este gráfico não ilustra o acontecido cronologicamente, mas sim o que foi estabelecido na tabela.

Podemos conferir que, no final do 1º turno, estivemos perto de chegar à liderança (ficamos entre as rodadas 14 e 18 com a mesma pontuação do líder). O primeiro confronto com Bragantino (jogado dois dias após o jogo do Goiás) foi uma das chances de assumirmos a liderança. Entretanto, após o empate com o Inter e as duas goleadas sofridas na virada do turno, que acabaram por decretar a saída de Domenec Torrent, a diferença para o líder disparou novamente e, desde então, nossa missão tem sido tentar nos manter vivos na competição.

Amanhã é pouco provável que o líder perca pontos. O time do sport é muito ruim e a vitória na última rodada, contra o Botafogo, os tiraram do buraco. Mesmo que percam, não retornarão para o Z4 nessa rodada, o que certamente diminui o senso de urgência do time em buscar a vitória. Acredito que o jogo-chave da rodada seja Fortaleza x Vasco. Se o Fortaleza vencer, descola dessa briga contra o rebaixamento e deixa o Vasco com a obrigação de tirar pontos do Inter no domingo, em São Januário. 

Não nos resta outra posição: é treinar duro durante a semana para vencer o Corinthians e esperar o que acontece nos jogos que o líder tem por fazer. Depois, outra semana cheia para recuperação física e o confronto que todos esperamos. 

Vai para cima deles, Mengo!!!

Saudações RubroNegras!!!