quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A batata quente ou enfim a decisão.


Ironicamente ou não, coube a mim, o mais cético dos colunistas do Buteco, a fazer a coluna do dia da grande decisão contra o São Paulo. Embora se o Inter perder ou empatar com o Corinthians já agradeceria. 

O Flamengo do Ceni não me inspirou (e ainda não me inspira) a menor confiança. É um time fácil de atacar e previsível em suas movimentações. Mas os outros times deste campeonato brasileiro, de nível muito baixo, também. Para minha surpresa chegou ao final com condições reais de título e diria mesmo que é favorito.  

A rigor, nosso concorrente, o Inter, é um adversário também muito aquém e sem estatura de ser campeão brasileiro. Não mostrou nada novo, nenhum destaque tático, nem time de encher os olhos. Contou com a ajuda da arbitragem em momentos cruciais, e isto o fez ainda ter chances.  Neste campeonato batata quente, que ninguém quer segurar a liderança. Mas como tudo na vida um dia acaba. E hoje é o dia. Hoje alguém ficará com a batata-quente. Flamengo tem todas as condições e um elenco muito superior. Mas o São Paulo já nos venceu várias vezes este ano, nos transformando em sua "bitch". Chega de apanhar, Flamengo. Está na vez de retribuir em cima deste time que sem o Diniz de técnico apanha até do Botafogo.

Mas o futebol brasileiro não é só a bola. Tem a arbitragem e a pressão interna e externa em cima da mesma. Arbitragem capaz de marcar um pênalti ridículo como o que marcaram pro São Paulo contra o Botafogo e ficar por isto mesmo, principalmente na imprensa, que tem o Flamengo como seu vilão favorito. Com os olhos do país inteiro voltados para os jogos do Flamengo e do Inter será possível arrumarem um "Baldassi" tupiniquim fazendo o resultado no campo ou no VAR? A cara de pau é tamanha? Infelizmente é. E isto é preocupante. 

Quanto ao São Paulo precisa de resultado contra o Flamengo para se manter no G4. Fluminense do técnico Marcão surpreendentemente conseguiu bons resultados e ameaça seu lugar. O que demonstra o nível baixo do campeonato sem torcida.  Logo São Paulo precisará sair pro jogo. São Paulo também enfrenta o time de seu ídolo Rogério Ceni, o que deixa a relação tensa. Acho meio estúpida a torcida indignada com seu ídolo, afinal vida que segue. Ele decidiu ser treinador e assim se colocou no mercado. Sua carreira enquanto jogador ficará na história do clube. Zico poderia ter feito igual mas decidiu não ser técnico no Brasil. Acabou ao meu ver prejudicando sua carreira de técnico. 

Corinthians não tem nada a ganhar ou perder, fora jogar uma etapa a menos na Copa do Brasil, mas pode ser que os jogadores queiram aparecer no último jogo. E o Inter, afinal, é uma espécie de saco de pancadas deles. Tomara que os corinthianos lutem. 

E chegado o momento, contra tudo e contra todos, é torcer porque o que conta ao final é a conquista. Que hoje o Flamengo faça história.