segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

O Limbo Rubro-Negro

Salve, Buteco! Rogério Ceni, enquanto treinador do Fortaleza, enfrentou o São Paulo, clube no qual foi ídolo quando jogador, pelo menos três vezes nesse semestre, e o Ceará várias vezes nos últimos anos. Contra esses três adversários, no comando do Flamengo, acumulou 3 derrotas e um empate em quatro jogos, contando o jogo de ontem. Números simbólicos, que explicam a absoluta nulidade do seu trabalho, que não consegue ser minimamente eficiente nem mesmo contra adversários bem conhecidos. Ao abrir o placar aos 12'05" do primeiro tempo, o Ceará possuía mais tempo de posse de bola e efetivamente se impunha, em pleno Maracanã, contra um Flamengo que não conseguia encaixar sequer um contra-ataque. Ainda que se pondere que era apenas o início de jogo, a forte imposição do time cearense demonstra, quando menos, o despreparo estratégico de Ceni para enfrentar um conhecido adversário, que talvez tenha o elenco com mais força física da Série A em 2020/2021. Permitir ao Ceará tomar a iniciativa do jogo e, em seguida, abrir o placar na ensolarada tarde de domingo foi um erro crasso para uma equipe que tem se caracterizado por ter pouca intensidade e pouquíssima capacidade de finalizar e marcar gols, apesar dos altos percentuais de posse de bola.

Em que pese ter melhorado no segundo tempo, o Flamengo continuou no modo arame-liso, pois finalizou pouco e sem qualidade. O volume de jogo foi muito mais consentido pelo Vovô do que efetivamente imposto pelo Mais Querido. Para piorar, o próprio treinador segue se mostrando incapaz de avaliar o próprio trabalho com um mínimo de lucidez. Além do bizarro autoelogio, referindo-se à suposta qualidade dos treinamentos, a afirmação de que os números do time refletem controle sobre os adversários aproxima-se de um surto, tamanho o absurdo.

O Flamengo de Ceni é um nada, uma alma penada que vaga a esmo no limbo situado entre as tabelas rápidas do time de Jorge Jesus e a amplitude ofensiva posicional de Domènec Torrent. Sua Diretoria vaga no mesmo purgatório.

Deprimida, a torcida sofre assistindo a esses espectros arrastarem as correntes durante as últimas rodadas da malsinada temporada de 2020.


Bom dia e SRN a tod@s.