terça-feira, 15 de dezembro de 2020

A hora da definição

Olá Buteco, bom dia!

Chegamos à Rodada 25 e o Campeonato Brasileiro vai se encaminhando para sua reta final. A tabela, que estava bem embolada tanto na parte de cima quanto na disputa pela fuga do rebaixamento, começa a definir bem o grupo dos que brigarão pelo título daqueles que tentarão apenas a vaga na Libertadores, além daquele grupo de times "água de salsicha", que não chegarão à zona da principal competição sul-americana, mas também não correrão riscos de rebaixamento. 

Cada vez mais estes grupos se definirão e, enquanto hoje ainda podemos falar que Flamengo, São Paulo, Atlético Mineiro, Palmeiras e Grêmio brigam pelo título, a tendência é que ao final da rodada 30 este grupo esteja restrito a, no máximo, 3 efetivos concorrentes. As tabelas mais favoráveis neste próximo bloco são a nossa, do Atlético e do Grêmio, que talvez não consiga aproveitar bem o cenário favorável por conta das outras competições ainda em disputa, como ocorreu no fim de semana, quando um Grêmio reserva empatou com o ex-lanterna Goiás. 

Vejamos os próximos 5 confrontos de cada um: 

Flamengo: Bahia (c), Fortaleza (f), Fluminense (n), Ceará (c) e Goiás (f).

São Paulo: Atlético MG (c), Fluminense (f), Bragantino (f), Santos (c) e Atlético PR (f).

Atlético MG: São Paulo (f), Coritiba (c), Santos (c), Bragantino (f) e Atlético GO (c).

Palmeiras: Internacional (f), Bragantino (c), Corinthians (c), Sport (f) e Grêmio (c).

Grêmio: Sport (f), Atlético GO (c), Bahia (c), Fortaleza (f) e Palmeiras (f).

Notem que a tabela do São Paulo é muito difícil, o que ratifica a afirmação do Gustavo ontem de que, se vencermos os nossos próximos 5 jogos, seremos líderes do campeonato ao final da rodada 30. 

***

Para aprofundamento das discussões de hoje, fiz um levantamento histórico da pontuação dos clubes após 25 rodadas, na história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos com 20 clubes. Será interessante conversar sobre como a forma de olhar os dados pode nos levar a conclusões distintas. Vamos lá:

Notem que, à primeira vista, poderíamos concluir que, nas 14 edições realizadas até aqui, em 10 delas o líder após a 25ª rodada se tornaria o campeão ao final da 38ª. Este é um dado verdadeiro, mas uma conclusão fraca, por colocar no mesmo grupo equipes que chegaram a esta rodada disparados na frente da situação atual, em que o líder não fez mais que 50 pontos.

Assim, o olhar que eu compartilho com vocês busca outro ângulo: das 7 vezes em que o líder após a 25ª rodada obteve 50 pontos ou menos, em 4 delas (57%) houve reviravolta, a maior delas todos vocês conhecem, o Mais Querido de 2009, que era apenas o 7º colocado, a 8 pontos de desvantagem para o líder.

E como o Mengão atropelou na campanha do Hexa? Não tem outra reposta... Vencendo! O Flamengo de 2009 conquistou 8 vitórias e 4 empates (apenas 1 derrota) nos últimos 13 jogos daquele campeonato. A situação desse ano é muito similar, com a ressalva que ainda temos 14 jogos por fazer. Assim, uma arrancada como a de 2009 nos levaria a 73 pontos na última rodada, decisão do campeonato contra o São Paulo lá. 

Chegou a hora da definição. Vai para cima deles, Mengo!

Saudações RubroNegras!!!