quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Flamengo 3 x 2 Athletico PR - FlaDelivery. Até quando?

E o Flamengo de Dome mais uma vez se mostrou presente. Desorganização coletiva, sistema defensivo horroroso, porém um ataque fulminante que conta com ótimos valores individuais. Mesmo contra o fraco e desfalcado Athletico PR, o Flamengo se viu dominado em vários momentos sem conseguir concatenar ações ofensivas e mesmo defensivas decentes. Enfim, é um time que não inspira confiança para desafios contra times tecnicamente superiores ao CAP em termos de mata-mata. Vai matar o torcedor do coração, como a cada saída de bola por baixo claudicante que o Flamengo faz. 

Flamengo começou o jogo com o time titular. Nossos 3 volantes de ouro, com o Gerson emulando Arrascaeta, no que sabe fazer bem. Embora não tenha o preciosismo objetivo do uruguaio. Gerson gosta de ficar com a bola mais tempo. E mais uma vez o Domenèc coloca uma zaga nova pois estranhamente adora fazer rodízio com zagueiros. Thuler e Leo Pereira. Previsão de muita preocupação pela torcida.

Mas o Flamengo tem Pedro. E Matheuzinho. E os dois foram muito importantes na construção da vitória. E com um passe de Matheuzinho para dentro da área, Pedro dominou a bola, colocou no montinho, e fez um gol de futebol de areia. No ângulo. Sem defesa para o bom goleiro do CAP. 

No segundo gol um bom passe longo do Arão para Matheuzinho, que foi a linha de fundo e cruzou. Santos resvalou na bola que sobrou limpa para Pedro marcar. Muito bem posicionado. Flamengo 2 x 0 e até então parecia um jogo que nos pouparia de grandes preocupações. Mas isto não é o Flamengo de Dome. 

CAP passou a atacar mais e pressionar mais nossa sempre péssima saída de bola. Infelizmente o Flamengo faz poucas ligações diretas. E fazendo poucas, por orientação do ex-auxiliar do Guardiola, o adversário se vê com liberdade de avançar suas linhas e pressionar ainda mais  o Flamengo na saída de bola.  E numa destas o Arão com problemas de passar para os lados, ambos marcados, prefere passar pro Gerson, localizado no centro. Bola interceptada e bonito gol por cobertura do CAP. Mais um gol de nosso delivery. 

Veio o segundo tempo. E a fragilidade do Flamengo continua. Com alguns bons espasmos no ataque. Pedro perde dois gols, que é o suficiente pro Dome reclamar dele ao fim do jogo. Mas o CAP continua atacando e pressionando o gol de Hugo Souza, que tem que fazer defesas importantes. CAP controla as ações. Flamengo domenado como time pequeno. Mas Dome coloca Michael e Lincoln. E numa jogada de BH, finalizando pro gol, a bola sobra limpa e tranquila para Michael empurrar para dentro. Flamengo 3 a 1. Tranquilidade momentânea. Porque FlaDelivery em campo, a preocupação é uma constante. E não deu outra, em uma jogada confusa, Arão deu um passe para trás, Thuler se confundiu com Isla, e vice-versa, e o adversário controlou a bola, com Arão só andando e observando, e finalizou pro gol, sem chance pro Hugo Souza, que vive a dor de sofrer agora vários gols por jogo. Flamengo 3 x 2. E a torcida de sempre para acabar o jogo logo.

Ao final da partida, Dome culpou os jogadores pelos inúmeros erros individuais. Como disse, sobrando até pro Pedro, que vem salvando a pele dele. Mas muitos erros individuais são sintomas de um esquema desorganizado. Então a responsabilidade é muito dele. É fraquíssimo para armar sistema defensivo. Nível Cristóvão. E sua sanha pela saída de bola controlada e muito mal treinada acaba fazendo os adversários perceberem este calcanhar de Aquiles provocando, então, inúmeros erros individuais, fazendo com que o time do Domenèc, seja um verdadeiro FlaDelivery.