segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Esperança Renovada

 



Salve, Buteco! Estou esgotado e quase não consigo digitar algumas mal traçadas linhas. Temia uma goleada estrondosa, acho que confessei antes do jogo. O contexto todo me deixou muito preocupado e ansioso. Liminares, recursos, pressão absurda da mídia e dos demais clubes da Série A, gramado sintético, sistema defensivo apresentando problemas nas partidas anteriores e miolo de zaga dos juniores contra um adversário experiente, com o segundo melhor elenco do país, o maior rival na disputa dos títulos brasileiros nos últimos quatro anos, contra o qual vai crescendo, dia a dia, uma forte rivalidade. Pra piorar, o ônibus do time chegou em cima da hora ao estádio. A lembrança das partidas contra o Defensor (2007) e Universidad de Chile (2010), pela Libertadores, aumentaram bastante a minha preocupação, especialmente com os primeiros minutos de partida. O cenário parecia muito ruim, porém felizmente, em meio a tanta confusão, pelo menos uma decisão foi tomada com acerto. Ontem ficou claro para mim, mais uma vez, que o Flamengo tem um vice-presidente de futebol que entende do riscado. Conforme anunciou a @bellexcosta neste tuite, Marcos Braz ordenou que o time atrasasse até 20 minutos para se aquecer, colocar ataduras e se concentrar. 

Dentro de campo, a nossa base e a comissão técnica se fortaleceram. Contra um adversário medroso e acovardado, nosso time dilacerado aos pedaços pela COVID-19, recheado de meninos da base, conseguiu se impor, demonstrando evidente superioridade tática, e criou mais chances claras de gol, por pouco não vencendo. Destaque para a grande promessa da base, o Hugo Souza (@Hugo99_) ou Neneca, que praticou grande defesa no segundo tempo em cabeceio de Luiz Adriano. Não gosto de comemorar empate, mas foi uma vitória moral, pelo contexto. Nossa base pode e deve ser mais utilizada, ontem ficou bastante claro. Quem sabe agora, com mais confiança do grupo no trabalho da comissão técnica, não seja possível dar mais chances a esses jovens atletas? Sugiro a Copa do Brasil, esportivamente a competição menos importante entre as três que o Flamengo disputa.

A expectativa, agora, é positiva em relação aos próximos testes de COVID-19, que podem apontar resultados negativos para a chamada "primeira leva de contaminados", viabilizando, assim, a entrada em campo de um time bem mais competitivo na próxima quarta-feira, contra o Independiente Del Valle, pela 4ª Rodada do Grupo A da Libertadores. Com um pouco de sorte, o time poderia entrar em campo com uma formação próxima à seguinte: Hugo (Diego Alves ou César), Isla (João Lucas ou Matheusinho), Natan, (Thiago Maia, Isla ou Filipe Luís) e Filipe Luís (Ramon); Thiago Maia, Gérson, Arrascaeta e Diego (Vitinho); Bruno Henrique (Michael ou Pedro Rocha) e Gabigol (Pedro). O maior problema estará no miolo de zaga, que possivelmente necessitará de uma improvisação, já que o jovem Otávio não se encontra entre os inscritos, pelo grande vacilo da Diretoria, a qual não inscreveu cinquenta atletas, apesar de assim permitir a CONMEBOL. Não perdendo para os equatorianos, o Flamengo chegará à última rodada na frente do Junior de Barranquilla para decidir a classificação no Maracanã, no próximo 21 de outubro, quarta-feira.


A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.