terça-feira, 22 de setembro de 2020

Barcelona no retorno do futebol equatoriano

Olá Buteco, bom dia!

Espelhando a mesma análise que fizemos com o Independiente Del Valle na semana passada, pretendo apresentar alguns dados sobre o Barcelona de Guayaquil desde a retomada do futebol equatoriano.

O Barcelona ainda é o maior campeão equatoriano, mas nesse novo milênio são apenas dois títulos, contra 6 do Emelec e 5 da LDU, que encostaram. Quando o campeonato equatoriano desse ano foi interrompido, estava na 7ª posição, com 5 pontos em 4 jogos (1V, 2E, 1D). No entanto, após a retomada do futebol conseguiu expressivas 7 vitórias em 9 jogos, o que os deixou a apenas 1 ponto dos líderes do campeonato.

Assim como o Del Valle, Barcelona também não teve nenhuma semana livre para treinamentos e o seu treinador roda menos o elenco que o treinador do rival. Talvez isto indique um elenco na conta do chá. É importante lembrar também que o Barcelona perdeu o artilheiro da Libertadores, Fidel Martinez, vendido para a China.

A seguir, o calendário do Barcelona pós retomada e as escalações dessas partidas:


Rodada 5 - 14 de Agosto (sex) - Barcelona 1x0 Orense – Gol: Angulo

Burrai, Castilho, Aimar, Riveros e Pineida; Marques, Piñatares (Oyola), Emmanuel Martinez e Quintero (Ângulo);  Jonathan Alves e Fidel Martinez (Bolaños).


Rodada 6 - 18 de Agosto (ter) – Deportivo Cuenca 0x3 Barcelona – Gols: Piñatares, Fidel Martinez e Jonathan Alves

Burrai, Castilho, Aimar, Riveros e Rivera; Molina (Marques), Piñatares (Cetre), Oyola e Emmanuel Martinez (Quintero);  Angulo (Bolaños) e Fidel Martinez (Jonathan Alves).

4 mudanças em relação ao jogo anterior


Rodada 7 - 23 de Agosto (dom) – Barcelona 2x1 Emelec – Gols: Fidel Martinez e Colman.

Burrai, Castilho, Aimar (Orejuela), Riveros e Pineida; Marques (Oyola), Piñatares, Emmanuel Martinez (Colman) e Damian Diaz (Quintero);  Jonathan Alves (Ângulo) e Fidel Martinez.

4 mudanças em relação ao jogo anterior


Rodada 8 - 26 de Agosto (qua) – Guayaquil City 2x1 Barcelona – Gol: Angulo

Barcelona: Burrai, Castilho, Aimar, Riveros e Pineida; Oyola (Molina), Piñatares (Bolaños), Orejuela (Damian Diaz) e Emmanuel Martinez (Quintero);  Angulo e Fidel Martinez (Colman).

3 mudanças em relação ao jogo anterior


Rodada 9 - 29 de Agosto (sab) – Barcelona 3x1 Olmedo -  Gols: Damian Diaz, Aimar e Colman

Barcelona: Burrai, Castilho, Aimar, Riveros e Rivera; Oyola, Piñatares, Emmanuel Martinez (Colman) e Damian Diaz (Montaño);  Angulo e Fidel Martinez (Arroyo).

2 mudanças em relação ao time anterior


Rodada 10 - 01 de Setembro (ter) – Barcelona 4x2 Aucas – Gols: Emmanuel Martinez (2), Angulo e Arroyo 

Barcelona: Burrai, Castilho, Aimar, Riveros e Vallecilla (Rivera); Marques (Molina), Orejuela, Emmanuel Martinez e Damian Diaz (Oyola);  Angulo (Colman) e Arroyo (Quintero).

4 mudanças em relação ao time anterior


Rodada 11 - 04 de Setembro (sex) – Muschuc Runas 1x2 Barcelona – Gols: Damian Diaz e Emmanuel Martinez

Barcelona: Burrai, Castilho, Aimar, Riveros e Pineida; Marques, Piñatares (Oyola), Emmanuel Martinez (Orejuela) e Damian Diaz (Esterilla);  Angulo (Colman) e Quintero (Arroyo).

3 mudanças em relação ao time anterior


Rodada 13 (Jogo antecipado por conta da Libertadores):

09 de Setembro (qua) – Macará 1x1 Barcelona – Gol: Damian Diaz

Barcelona: Burrai, Castilho, Aimar, Riveros e Pineida; Marques, Piñatares, Emmanuel Martinez e Damian Diaz;  Ângulo (Colman) e Quintero (Esterilla).

Sem mudanças em relação ao time anterior


Rodada 12 - 13 de Setembro (dom) – Barcelona 1x0 LDU – Gol: Damian Diaz

Barcelona: Burrai, Castilho (Rivera), Aimar, Riveros e Pineida; Marques, Piñatares, Emmanuel Martinez e Damian Diaz (Montaño);  Arroyo (Quintero) e Colman.

2 alterações em relação ao time anterior


Libertadores da América - 17 de Setembro (Qui) - Barcelona 1x2 Junior Barranquila

Barcelona: Burrai, Castilho, Aimar, Riveros e Rivera (Vallecilla); Marques, Orejuela (Oyola), Emmanuel Martinez  e Quintero (Angulo);  Arroyo (Bolaños) e Colman (Molina).

3 alterações em relação ao time anterior


Pela Libertadores, com a derrota na última quinta-feira, Barcelona joga pela sobrevivência. Com zero ponto em três jogos e tendo as duas partidas finais fora de casa, o empate para eles é a pá de cal na competição. Podemos explorar esse desespero para conseguirmos uma vitória.

Do lado de cá, crise total, diversos jogadores infectados com o coronavírus, base voando às pressas para completar o banco e ameaça de demissão do treinador em caso de nova derrota. 

Espero que os jogadores que entrarem em campo lembrem de tudo o que representam e tenham a decência de brigar até o fim. De preferência, jogando bola. 

Saudações RubroNegras!