quinta-feira, 17 de setembro de 2020

A Caixa de Chocolates do Domènec




 O Flamengo de Domènec tem múltiplas personalidades. Com uma constante troca de elenco na escalação inicial, e a consequente falta de entrosamento, cada jogo é uma surpresa. Não só para os adversários, como para a torcida. Isto pode até ser bom, desde que cada chocolate dentro da caixa mantenha um padrão de qualidade aceitável. Mas não é o que vemos. Depois de um chocolate especial com licor de cereja, pode vir um chocolate literalmente vencido. Para chegar a uma boa "caixa de chocolates" precisaria de mais treinos para que cada jogador se especializasse na ideia de jogo do Dome. Mas não é o que ocorre. Com poucos treinos, a impressão é que tem certas partidas que os jogadores estão tão surpreendidos quanto nós, torcedores, tentando entender o pensamento do Dome. Ao mesmo tempo que substitui jogadores, ele troca o posicionamento de alguns. Parece que pensa assim:"Quero ver como eles irão se virar agora!". Num eterno teste sem sentido. 

E isto pode atrapalhar os jogadores. Vêm-se fora do posicionamento a qual estão se condicionando e tendo que partir para mais uma ideia de jogo, com papel diferente, com novos companheiros na luta. Um dos segredos de um time de futebol é o entrosamento entre os pares. A ideia de jogo do Dome me parece aplicável a um longo prazo, mas em um curto prazo a estranheza de todos é evidente. 

Talvez para continuar entrosando o time neste padrão multi-escalação, ele não faz variações de posicionamento durante o jogo. Ou talvez seja limitação do treinador mesmo. Simplesmente não enxerga o andamento do jogo e insiste em sua visão inicial. O que, ao meu ver, seria muito ruim para qualquer montagem de time vencedor. É preciso perceber o andar do jogo e articular mudanças estratégicas. Do outro lado há treinadores. E eles fazem isto. Porque congelar o time em um eterno modelo tático durante o jogo? E quando não dá certo, Dome vai retirando jogadores e colocando atacantes. Esgota o banco com eles. Dificilmente isto dá certo. O time do Dome é ansioso e desaba quando se vê em desvantagem. É outro aspecto a ser trabalhado.

Nos acostumamos mal com Jesus. Ou bem. Nosso patamar ficou muito lá no alto. Mas somos do mercado mundial de clubes de terceira linha. E a qualquer oferta nossos recursos se vão para times de segunda ou primeira linha. Então temos aproveitar o que temos de bom no período porque a qualquer momento nosso técnico, nossos craques, podem ir embora. 

Flamengo joga hoje contra o Independiente del Valle. O famoso "time do suco". Agora estamos com "outra direção" na Libertadores. Espero que hoje seja o dia que Dome abra a caixa e retire um delicioso chocolate recheado com trufa de caramelo.