quarta-feira, 22 de julho de 2020

A Paciência é uma Virtude












Irmãos rubro-negros,





Nosso grande técnico, Jorge Jesus, seguiu seu rumo a Portugal. Jorge Jesus escreveu o seu nome na nossa história e deixará saudades.

Sou e serei eternamente grato por tudo que ele proporcionou ao Flamengo. Inesquecível.

Mas o barco rubro-negro precisa continuar a se mover.

É a hora de o clube dar o passo estratégico e escolher o nome que comandará nosso time de futebol.

E pegando um gancho no texto do Gustavo, publicado em sua excelente coluna de segunda-feira, acho que, dadas as excepcionais peculiaridades envolvendo a sua passagem pelo Flamengo, o Jorge Jesus não deva ser considerado um parâmetro, senão um ponto de partida.

Dificilmente um outro nome reunirá as características que envolveram a vinda do Jorge Jesus, que cá nestas terras aportou possuindo um conhecimento invulgar do Flamengo, da torcida do Flamengo e do futebol brasileiro.

Experiente, inteligente, general da tática, líder e ávido por glórias. Difícil reunir todas essas qualidades, mais o conhecimento cuidadoso do Flamengo que o Jorge Jesus possuía.

Tenho certeza, por outro lado, que há excelentes profissionais, competentes e com perfil de liderança, que podem assumir o comando técnico do nosso time.

E aqui, novamente, faço coro com o Gustavo: prefiro muito mais a contratação de um técnico estrangeiro competente, ainda que com o risco de uma saída precoce, do que a ilusória segurança de um técnico local desatualizado, retranqueiro e pouco identificado com o clube.

Não acho que a diretoria deva ter pressa, tampouco que seja lenta na escolha. Há que se ter bom senso.

Mais importante, todavia, do que o quando, é o profissional que será contratado. É uma decisão fundamental e que precisa ser cuidadosamente tomada.

Presumo que, ante a indefinição da situação do Jorge Jesus, a diretora já estivesse se movimentando e estudando o perfil do nosso futuro técnico.

Espero que eles acertem, assim como o fizeram com o Jorge Jesus.

Não tenho nenhuma expectativa de que as experiências sejam similares em termos de personalidade ou mesmo de conhecimento do Flamengo.

Do novo técnico do Flamengo eu tenho, isso sim, é a esperança de que grandes conquistas sejam obtidas e de que a identificação com o Flamengo, com o passar do tempo, seja tão intensa, senão ainda maior.

Que a diretoria tenha paciência, competência e sabedoria para escolher o que for melhor para o Clube de Regatas do Flamengo.



...




Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.