terça-feira, 30 de junho de 2020

Ative o sininho!


Olá Buteco, bom dia!

Flamengo x Boavista, 1º de Julho de 2020, 5ª Rodada da Taça Rio. Um jogo histórico. Pela primeira vez, o Flamengo fará uma transmissão exclusiva em seu canal oficial, a FlaTV. Um marco.

No post de hoje, pretendo relembrar os movimentos que culminarão com a transmissão da partida de amanhã. Para começar, vamos refletir sobre a primeira proposta da Globo, para compra dos direitos do Campeonato Carioca: 18 milhões de reais para o Flamengo, valor igual ao recebido pelos outros três maiores times da cidade. De acordo com as reportagens sobre o caso, o Flamengo recusou e teria pedido 80 milhões.

Nesse ponto inicial das negociações, muita gente comentou que o Flamengo teria feito uma contraproposta muito alta (esses 80 milhões) para fechar por volta de 50 milhões, talvez até 40. Entre colegas não-rubronegros, a perplexidade era maior e ouvi de alguns que "o Flamengo está maluco, o campeonato carioca não vale nem 20!". A partir de então, comecei a tentar entender como o Flamengo poderia ter chegado aos 80 milhões pedidos. E hoje tenho certeza que não foi nenhum delírio de grandeza. 

Vamos lá: no contrato do Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe 120 milhões de reais garantidos. A pesquisa que indica a quantidade de torcedores por equipe nos colocou até um pouco mais acima desse mínimo, mas vamos ficar nele, para ajudar a arredondar as contas: como o campeonato brasileiro foi de 27 de Abril a 8 de Dezembro, são 8 meses. Dividindo os 120 milhões por 8 meses, temos por volta de 15 milhões por mês e, fazendo uma simples proporcionalidade, podemos concluir que os três meses do campeonato carioca (19/Jan a 21/Abr) valeriam 45 milhões, só no pay-per-view.

O leitor pode (e deve) argumentar que o Campeonato Carioca tem um valor esportivo menor que o Campeonato Brasileiro e que uma proporcionalidade simples não levaria em conta esse fator. Sim, é verdade. No entanto, há um pequeno detalhe a ser lembrado: o torcedor não tem nenhum desconto em sua assinatura mensal nos meses em que são jogados os campeonatos estaduais. O preço continua lá, os mesmos 80 reais a mais no valor da TV a Cabo. No máximo, quem cancela o serviço logo após o brasileiro, recebe uma oferta de gratuidade em Janeiro, para que volte a pagar em Fevereiro.

Há também outro ponto a ser destacado: com o avanço dos serviços de streaming, a própria manutenção de um serviço de TV a Cabo (ou satélite) é repensada. Em geral, as maiores companhias do mercado oferecem um serviço de combo, em que o assinante compra um pacote de Internet Banda Larga, TV a Cabo e Telefonias Fixa e Móvel. Até 2018, o torcedor que desejasse acompanhar seu time no sistema pay-per-view deveria ter, obrigatoriamente, um sistema de TV a Cabo (ou satélite), o que nos permite concluir que a demanda pelo futebol também ajudava a sustentar todo esse serviço que vem no combo.

No ano passado, a Globo começou a vender pacotes de transmissão de futebol de forma exclusiva para internet. Assim, economicamente falando, para todos os consumidores que trocaram o hábito dos filmes e programas de TV a Cabo pelas maratonas de séries em streaming, passa a ser mais vantajoso o encerramento de seu plano combo, mantendo apenas a conexão de alta velocidade à Internet. É um indício que a era da TV a Cabo está sendo substituída pela era do Streaming.

Nesse cenário, o valor pedido pelos direitos do Campeonato Carioca faz todo o sentido. Primeiro, vimos que o contrato anterior estaria defasado, uma vez que só o proporcional do pay-per-view estaria em torno de 40 milhões, fora as transmissões em TV Aberta e Internet, que era negociada em conjunto até então. Além disso, ao se permitir recusar os 18 milhões ofertados, o Flamengo indica que pretende ganhar muito mais com seu canal de streaming, ainda que não a curto prazo.  Até que a MP altera significativamente esse quadro...

Agora, existe a possibilidade efetiva do Flamengo fazer a exibição dos jogos decisivos do campeonato carioca, de forma exclusiva na FlaTV. A disputa Cabo x Streaming é antecipada e poderemos ter uma ideia mais clara do panorama que se avizinha com a audiência (que certamente vai explodir) e a qualidade da transmissão (será que suportará a Magnética???) da partida de amanhã. 

Nem entro no mérito na monetização dessas partidas, porque acredito que esse não é o momento para isso. Já vi algumas contas do tipo "se cada um der 5 reais, são 5 milhões por jogo", mas entendo que o próximo passo deve ser no sentido de agregar qualidade às transmissões, oferecendo interatividade entre os torcedores, trazendo ídolos do clube para comentarem as partidas e utilizando as partidas como gancho para outros programas dentro da própria FlaTV. A monetização virá naturalmente, como consequência de um trabalho bem feito. 

Aos antis, fico com um recadinho que vi no twitter ontem: se inscrevam no canal e ativem o sininho!!!

Saudações RubroNegras