quinta-feira, 5 de março de 2020

Junior de Barranquilla 1 x 2 Flamengo - Sufoco

Flamengo foi à Colômbia em sua estréia na Libertadores 2020, com seu patch de campeão, e venceu. 2 a 1 numa partida difícil. O Junior Barranquilla não deu muitos espaços ao longo da maior parte do jogo e pressionou o Flamengo para jogar atrás. De certa forma sinalizou aos demais times uma forma de jogar contra o campeão.

O jogo começou, no entanto, com o Flamengo voando em campo e os Tubarões (como a torcida gosta de chamar seu time) meio perdidos. Até Arrascaeta, em seu único bom lance na partida, dar um carrinho e achar Everton Ribeiro na área. 1 a 0 Flamengo, já aos 5 minutos. Prenúncio de jogo fácil. Mas não foi. Como por encanto, o Junior se achou na marcação à partir deste lance e ficou muito difícil para o Flamengo ultrapassar o meio de campo em um dia particularmente complicado para o Gerson que não se achou em campo, em contraste com Thiago Maia que teve uma esplêndida atuação.

A zaga cumpriu bem seu papel reativo no esquema tático de Jesus porém ainda não tem aquela pegada ativa da saudosa dupla Rodrigo Caio/Pablo Mari, que iniciavam ataques com passes certeiros entrelinhas, pegando os adversários desprevenidos. Quase como armadores na defesa. Gustavo Henrique e Leo Pereira são mais do estilo "zagueiro-zagueiro" mesmo. Daí talvez que Jesus tenha experimentado Arão para atuar na zaga jogo passado. Numa tentativa de recuperar aquilo que perdeu. 

Contando com o juiz venezuelano que ignorava as marcações duras e o Téo Gutierrez agindo tal como um Fagner do Corinthians, com licença da arbitragem para agredir e apitar jogo, o Junior Barranquilla fuzilou nossa defesa, que mais uma vez contou com uma excelente atuação do Diego Alves. 

No ataque, Vitinho estava bem marcado mas pareceu jogar muito isolado. Arrascaeta estava perdido em campo. Até o momento não se achou em 2020. Não sei se por problemas físicos, emocionais, etc. Não sabemos o que se passa no interior de cada ser humano. Por vezes nem mesmo em nós mesmos. É um excelente jogador e faz falta sua presença efetiva em campo.

Com o segundo tempo o Gabigol foi outro que resolveu finalmente jogar. E fez boas jogadas, sem aquela troca de passes que costumamos ver. Por algum motivo o Flamengo não aproximava seus jogadores, o último passe não saía legal, o Junior cortava os lances todos. Só na iniciativa individual mesmo. E foi o que Gabigol partiu para fazer, com finalizações à distância, dribles na corrida, tentou deixar sua marca mas não conseguiu. Apenas com a substituição de Arrascaeta por Michael, o Flamengo enfim teve um ataque mais parecido ao Flamengo de Jesus que costumamos ver. O Michael é muito arisco. E em um lance de ótimo passe de Gabigol para o Michael, este achou Everton Ribeiro livre na área, tocou na corrida para ele, que parou a bola e gol. Flamengo 2 x 0. Alívio.

Mas o Junior Barranquilla continuou insistindo e bem no final de jogo, Gerson dormiu na linha de impedimento, e o xerife da arbitragem, Teo Gutierrez,  fez seu gol. Merecido até pelo esforço do seu time ao longo da partida. E nisso, quando a bola estava no meio de campo, um garoto colombiano invadiu o campo para ficar perto de seu ídolo Gabigol e foi muito bem recebido pelo craque que lhe deu sua camisa e chuteiras. Flamengo tem um ídolo internacional. 

E Jesus ainda não renovou.