quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Flamengo 3 x 0 Independiente del Valle - A soberania

E teve o jogo de volta no Maracanã. Depois da arbitragem uruguaia ter feito de tudo para ajudar o time do Suco semana passada, dando pênalti inexistente e fechando os olhos quanto a violência bárbara praticada pelo time equatoriano contra o Flamengo. Até entendo do ponto de vista do utilitarismo amoral. Que outra forma de parar o Flamengo de Jesus?

O Independiente del Valle é bem treinado. Sabe jogar. Se disputasse o campeonato brasileiro Série A certamente seria pelo menos G4. Mas não é páreo pro Flamengo de Jesus quando o jogo é na bola. Como nenhum outro time brasileiro e talvez do continente. 

Flamengo começou com Pedro marcando lá na frente, dificultando a saída de bola do Del Valle. Gabigol, monstro do início ao fim, marcava, articulava, finalizava, passava, foi um polvo no ataque do Flamengo com Everton Ribeiro em noite esplendorosa também, o que até ofuscou o Arrascaeta, o único que ainda está devendo boas atuações em 2020.

Flamengo é um timaço. Os laterais são os melhores do Brasil. A zaga, nova, desta vez foi firme e segura. Gustavo Henrique parece que achou o prumo finalmente. E Leo Pereira com atuação bem segura também. São duas montanhas. O que fez o Del Valle centrar sempre para fora da pequena área para evitar os gigantes. 

Flamengo, começando muito bem, fez seu gol numa falha do zagueiro. Assustado, em disputa com Gabigol, cabeceou para trás, bola bateu na trave e voltou pro dono do Maracanã, o Gabigol, que finalizou sozinho. 1 a 0. Gol do Gabigol.

A noite se pronunciava tranquila. Flamengo muito melhor. Del Valle mais tímido na violência sem seus amigos uruguaios no apito. Até que Arão ficou puto com isto e deu um chute involuntário no peito do jogador Caicedo. Que caiu. Juiz fez o que o uruguaio deveria ter feito no Equador e foi rever o lance na telinha. Expulsou Arão. Eu achei exagero. Foi totalmente involuntário, ao contrário do que o açougueiro do goleiro deles fez ao Bruno Henrique. Enfim, questão de interpretação, Flamengo então ia jogar com 10 jogadores contra 11.

Del Valle  foi para frente. Pedro saiu para entrar o Tiago Maia. E até o Flamengo se acertar demorou. Diego Alves, grande goleiro, fez defesa espetacular e salvou o Flamengo do empate. O jogo foi ficando equilibrado, Flamengo mostrando uma resiliência enorme até que Gabigol arrancou, cruzou para trás, bola sobrou pro Gerson e gol. O Coringa teve mais liberdade de ir a frente neste jogo e mostrou o quanto o Flamengo perde com ele mais preso atrás. É um grande jogador. 

Vem segundo tempo. Torcida em festa no maraca, e em casa vendo aquela transmissão sem sal da Dazon. Nem o som da torcida mostravam. Flamengo dominante, ainda que com menos um jogador. Sai Arrascaeta e entra Vitinho. Que mais uma vez tem grande atuação. Como é habilidoso. Produz vários lances e no terceiro gol do Flamengo, fez uma pintura de lance. Em velocidade, parou seu movimento, ao mesmo tempo que passava a bola de um pé para outro, fazendo um passe açucarado pro Gerson marcar seu terceiro gol. Flamengo é um show.

Termina o jogo. Flamengo 3 a 0. Mais um título. E no meio da alegria a preocupação que o Mister Jesus ainda não renovou com o clube.