quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

O espetáculo

El País - Brasil
Flamengo cumpriu um ciclo espetacular no campeonato brasileiro de 2019 e hoje despede de sua torcida no Maracanã.

De início atribulado com Abel, embora com "grande elenco". O time não era bem dirigido e nenhum espetáculo fica em pé só com seus grandes atores. É preciso produção, roteiro, direção e elenco. Sem um bom roteirista, o diretor fica com as mãos atadas na direção e precisa apelar para truques fotográficos. Sem produção adequada, o roteirista, diretor e elenco ficam comprometidos em apresentar seus trabalhos. Não são remunerados em dia, não contam com estrutura funcional e competitiva, nem bons profissionais de apoio.

O Flamengo começou 2019 com bom roteiro. O de ganhar títulos a todo custo. E com uma nova produção que contou com a ótima situação financeira herdada da produção anterior. E então gastou para  qualificar o elenco, contratando mais no início do ano ao invés da metade da temporada. Deixando os laterais para isto. Só que o diretor contratado para o roteiro não encaixou. Optaram por técnico experiente porém reativo. Abel Braga, do mesmo estilo "Felipão" que deu muito certo no Palmeiras no ano anterior. A "falta de cobrança" era um dos mantras que serviram como motivação. 

Porém, como vimos, não cabia mais isto no futebol brasileiro. A partir da contratação do novo "Diretor", Mister Jesus, todos os técnicos reativos caíram como castelo de cartas em seus respectivos clubes. Flamengo inaugurou uma nova era, junto com o Santos de Sampaoli. O elenco qualificado se entendeu com o técnico super qualificado e o espetáculo ficou brilhante, à altura do tamanho que o Flamengo sempre teve potencial mas nunca mostrava. Novas contratações foram realizadas. E o time do Flamengo superou tudo e todos.

Isto tem seu preço. Clubes de outros países agora miram no Flamengo e querem contratar seu técnico, seus jogadores e mesmo profissionais do staff. Flamengo é como aquela música "New York": "If I can make it there I'll make it  anywhere" . Um clube enorme, pressão gigante, não é para fracos. E os fortes todos querem.

Mas a produção continua. O espetáculo não pode parar. Que o Flamengo consiga superar o provável sobressalto da saída de alguns de seus atores e mantenha o nível da produção lá no alto.