segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Flamengo x Liverpool, o legado.


Espero não ser mal interpretado nas minhas palavras, mas acho que a grandeza de um clube se mostra tanto nas vitórias quanto nas derrotas, talvez ainda mais nos momentos de revés.

Eu tenho orgulho de duas derrotas do Flamengo, a desse último sábado contra o Liverpool e contra o São Paulo bicampeão da Libertadores e campeão mundial, na final da Supercopa de 1993.

Nos dois casos perdemos jogando de igual para igual com equipes superiores, talvez as melhores equipes da história dos respectivos clubes, mostrando assim também a nossa grandeza.


Especificamente sobre a final do Mundial, vou analisar o jogo sob três aspectos, o jogo em si, o legado dessa partida e as lições que dela podemos tirar.
A partida foi muito bem disputada, ambos os times buscando o gol mas sofrendo forte marcação do adversário; no primeiro tempo após um começo muito forte dos ingleses, o Flamengo se encontrou na partida e na minha modesta opinião, foi bem superior e não seria nenhuma injustiça se tivesse virado o intervalo vencendo a partida.

Na segunda metade, no entanto, o Liverpool voltou com mais intensidade, como seria de se esperar, e passou a controlar o jogo que continuou disputado, mas com superioridade inglesa.

Um momento chave da partida se deu quando o Mister tirou nossos dois meias, extenuados, e colocou Vitinho e Diego que não conseguiram jogar, encaixotados pelo jogo do adversário. Falaremos mais sobre isso adiante.

Pois bem, acaba o tempo regulamentar e a impressão era que o Flamengo estava no limite físico, e o Liverpool não, o que fazia crer que no tempo extra o Flamengo teria problemas e de fato os teve.

Tomamos um gol na jogada mais utilizada pelos “reds” no jogo, a bola longa, e uma jogada que nenhuma outra equipe do mundo consegue fazer com a qualidade deles, visto que tem 3 ou 4 grandes passadores e 3 ou 4 grandes opções de passe, o que quer dizer, em outras palavras, que essa jogada pode sair praticamente a qualquer momento.

Passe perfeito, conclusão perfeita, gol. Perdemos o jogo e acho que a derrota foi merecida pelo que os times jogaram, mas a derrota por 1x0 na prorrogação disse exatamente o que foi o jogo: duas grandes equipes se enfrentando, e no final venceu a melhor, a melhor da Europa, a melhor do Mundo.


Ok, perder é uma merda, mas e agora? O que esse jogo deixa de legado? Acho que a forma como o Flamengo jogou contra o Liverpool deixa uma poderosa mensagem para o Brasil e para a América, de que um time local bem montado, bem organizado e acima de tudo, bem treinado, pode produzir um futebol de muito mais qualidade do que vinha sendo feito anteriormente, não precisamos nos contentar em ser saco de pancadas dos gringos.

Outra coisa é que o Flamengo mostrou, especialmente aos jovens que jogam videogames com o time do Liverpool como se fossem jogadores da NBA em comparação com os que jogam no Brasil, que podemos fazer frente, que estamos no mesmo planeta que eles, ainda que sejamos piores no momento.

Uma geração inteira que acreditava que o futebol europeu era “outro esporte” viu um time brasileiro jogando esse outro esporte. Isso muda tudo.

Por fim, as lições desse jogo, e elas são muitas. Por exemplo, por que o JJ teve que tirar nossos dois meias? Pela mesma razão que o futebol europeu não se interessou por nenhum dos dois: a questão ali nunca foi técnica, os dois são muito bons e tem bola pra jogar em qualquer canto do mundo, mas não tem intensidade para jogar um jogo de entrega máxima durante 90 minutos.

Duas jogadas do Bruno Henrique mostram por que o Liverpool é campeão da UCL e agora mundial: em uma delas, ele recebe na frente do Trent Alexander Arnold e explode em direção ao gol. Aqui na América do Sul ele iria dentro do gol, mas não contra esse Liverpool, com o zagueiro Joe Gomez conseguindo cortar o chute do BH na hora derradeira.

Outro lance, talvez o mais bonito do Flamengo no jogo: BH faz tabela, acho que com ER, dá e recebe em velocidade, pela direita, e entra sozinho na área. Aqui na América do Sul ele teria duas ou três opções de passe para dar uma assistência para gol, mas não contra esse Liverpool que, de maneira espetacular, teve uns 5 jogadores se recuperando e fechando as linhas de passe, povoando a área com velocidade estonteante, fazendo com que a única opção do BH fosse um passe longo, cruzando a área e que a defesa conseguiu conter.

Futebol atual é velocidade para atacar e recompor na defesa, é jogar com intensidade e objetividade e para isso o perfil dos jogadores tem que ser de atletas velozes e intensos, o Liverpool tem 7 ou 8 desses grandes atletas, o Flamengo no máximo uns 3.

Para competir no nível continental, jogadores como Arrascaeta, ER, Pitty Martinez e tantos outros são excelentes, mas a nível mundial, falta-lhes força e velocidade.

Enfim, perdemos, mas saímos desse jogo, saímos desse ano espetacular, muito maiores do que entramos.

Cabeça erguida, peito estufado, alegria e gratidão. Sou mais Flamengo hoje, pós derrota, do que nunca e que venha 2020!

Fraternas saudações aos amigos do Buteco pela companhia nessa temporada inesquecível e que venham muitas outras, além de um especial agradecimento ao meu amigo Gustavo Brasília por me permitir escrever essas singelas palavras em um momento tão importante.

SRN

Bcbfla.