segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Valeu, Ano Mágico!

Salve, Buteco! Recorde de gols (153) do futebol profissional do clube em uma só temporada no Século XXI; Campeonato Brasileiro e Libertadores conquistados na mesma temporada, feito inédito no país desde que o nacional foi assim chamado - o Santos venceu competições que à época não eram consideradas como campeonato brasileiro. Só pelo Brasileiro (o legítimo), os recordes rubro-negros em 2019 foram: artilheiro e vice-artilheiro do mesmo certame; recorde de vitórias e gols marcados na mesma edição; melhor turno, maior período de invencibilidade, maior sequência de vitórias, maior número de vitórias, menor número de derrotas, melhor ataque, melhor mandante, melhor visitante,  maior número de assistências, primeiro campeão com treinador estrangeiro (Mister Jorge Jesus), melhor média de público e maior renda total. Houve ainda quebras de tabus com a vitória sobre o Palmeiras depois de 5 anos, primeira vitória sobre Palmeiras e Grêmio nas Arenas Allianz e do Grêmio, e as primeiras vitória fora de casa sobre o Grêmio em Porto Alegre e Athletico/PR em Curitiba em, respectivamente, 25 e 45 anos.

Pela Libertadores, quebra do tabu de 38 anos, primeiro campeão da história da competição no formato de decisão em jogo único, artilheiro (Gabigol), melhor jogador (Bruno Henrique) e seleção da competição (perfil oficial da CONMEBOL no Twitter) com todos os onze jogadores do time.

E, como se não bastasse, a base do clube conquistou avassaladores 27 títulos na temporada!

Senhoras e Senhores, isso é que é Ano Mágico! O resto é conversa fiada!

O desempenho esportivo do Flamengo em 2019 não ficará simplesmente no passado, mas marcado para toda a eternidade, de maneira destacadamente distinta, na história do futebol brasileiro e também do sul-americano.

A partir do dia 1º de janeiro de 2020, a página vira e novos desafios virão. Sobre eles, aliás, falarei na próxima segunda-feira. Porém, apesar de haver boas perspectivas de termos outro maravilhoso ano em 2020, não há certeza alguma de que todos esses feitos se repetirão. Afinal de contas, jogo é jogado e lambari é pescado, e quem morre de véspera é só peru de Natal.

Saudemos, então, mais uma vez, agora em sua despedida, esse mágico 2019.

Saudemos também a memória dos Meninos do Ninho, eternizados em nossos corações.

Obrigado, Flamengo!

Bom dia e SRN a tod@s.