segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Seremos Campeões


O time de 81 fez história e faz parte da história, porque eles ganharam. A gente, não. A gente ainda não ganhou nada. Estamos fazendo história, mas também queremos fazer parte dela.”  (Jorge Jesus)

"Há outros fatores que fazem parte da imprensa. Uns não conseguem tirar a camisa e têm opinião desfavorável em função dos seus interesses clubistas. Mas estamos preparados para isso. Eu vim de um país onde há dois jogos: dentro e fora do campo. E aqui também é assim." (Jorge Jesus)

"O Flamengo está preparado para jogar a final da Libertadores em qualquer lugar do mundo. Temos uma preocupação com a torcida, isso é verdade. Eles devem saber o que estão fazendo." (Marcos Braz)

O Everton Ribeiro anda com problemas no tendão e por isso não há a velocidade que ele está acostumado a fazer, mas tem tanta qualidade que é muito importante para a equipe, na organização do último passe.” (Jorge Jesus)

O prazo teoricamente é o ultimo dia de contrato dele. Mas eu não vou ficar esperando até o ultimo dia. A bola está com Gabigol. Ele tem que decidir a vida dele”. (Marcos Braz)

"Vamos falar de futebol, bola, equipe, jogadores, treinador e comissão técnica, diretoria e torcida. Juntando isso tudo o @Flamengo, em breve, será o Campeão do Brasileirão." (João Guilherme, Fox Sports)

Salve, Buteco! Desde que a Chapa Azul impediu a reeleição de Patrícia Amorim no final de 2012, previa-se o tal "Ano Mágico" como sendo uma espécie de marco-zero de uma nova era, marcada pela conquista de vários títulos de primeira linha, levando o Flamengo a retomar o seu verdadeiro lugar nos cenários futebolísticos brasileiro, sul-americano e até mundial. Não tenho dúvidas de que o Ano Mágico é 2019. Primeiro, porque o Flamengo será campeão brasileiro. Leram bem o que eu escrevi? Por via das dúvidas, vou repetir: o Flamengo será campeão brasileiro de 2019. Ponto.

Em segundo lugar, 2019 é o Ano Mágico porque o Flamengo, no mesmo ano em que será campeão brasileiro, chegou a uma final de Libertadores da América. Será campeão? Aí eu já não sei. Um jogo, final única, contra a maior força do futebol sul-americano nesta década, o Club Atlético River Plate, que tem um elenco milionário e há cinco anos e meio um treinador de ponta, cotado em gigantes europeus. Confio no Flamengo e inclusive acho que conquistaremos também a América, mas considero que chegar a essa final já caracteriza o ano como especial, mágico, inesquecível, especialmente pela trajetória percorrida até aqui. 

Mas como ia dizendo, o Flamengo será campeão brasileiro de 2019. E será porque, como vocês já devem ter percebido há algum tempo, nada passa batido pelo Mister. Absolutamente nada. Mister não é simplesmente um monstro na parte tática, mas sobretudo obcecado pelo trabalho, a ponto de montar uma primorosa comissão técnica, tentando abordar as múltiplas faces da preparação de um clube de futebol profissional de primeira linha e imantando suas sempre criteriosas decisões e escolhas nessa verdadeira maratona de jogos que o Flamengo enfrentou e continua enfrentando.

Mister está atendo a tudo, ao desempenho tático e técnico dos atletas do Flamengo e do adversário, bem como às estratégias de jogo dos treinadores rivais. Mister também está atento ao comportamento dos árbitros e à maneira como a imprensa se porta em relação ao Flamengo e aos adversários. Para além disso, Mister é um grande líder, que conta com o respeito e reconhecimento do elenco. Mister quer estar no Flamengo, gosta do trabalho que está desenvolvendo, captou perfeitamente a essência e a dimensão gigantesca do clube e de sua torcida.

Mister é a escolha de uma Diretoria que errou na escolha do comandante no início do ano, mas que, definitivamente, deixou para trás o Flamengo tímido, acuado e titubeante das últimas décadas, e que colocou as coisas em seu devido lugar, especialmente o clube acima dos atletas e interesses de empresários e terceiros.

É bem verdade que, quando se imaginou como seria o Ano Mágico, ninguém esperava ter chances tão concretas de conquistar o Brasil e a América do Sul no mesmo ano, nem tampouco com um time de patamar tão europeu (atual, no bom sentido), assim como ninguém supunha que a hostilidade da Conmebol, da CBF e da imprensa arco-íris e 1x7 chegaria a níveis tão baixos e escancarados.

Porém, entendam, esse time e essa estrutura não serão derrotados. Não em 2019, não no Campeonato Brasileiro da CBF 1x7, a despeito de todas as manobras ilícitas trabalhando descaradamente contra, com o beneplácito e a conivência covarde da maior parte da imprensa esportiva.

Vivemos, sem dúvida, um momento bastante singular, um contexto que dificilmente será repetido, no qual convém ter sobriedade e serenidade para perceber que o desespero adversário apenas reflete o tamanho da nossa superioridade. Ter confiança e consciência de sua própria força não significa entrar em clima de oba-oba ou de já-ganhou. Apontar os esquemas da  CBF deve ser estratégia para conter as arbitragens tendenciosas e o jornalismo desonesto, mas jamais um trampolim para mergulhar nas escuras águas do medo e da insegurança, até porque não são o Flamengo e sua torcida que têm motivos para sentir medo. Muito pelo contrário, o Flamengo de hoje nos traz felicidade e sentimento de realização.

Faltam algumas rodadas para a situação se tornar irreversível e o Flamengo garantir o título brasileiro de 2019. Pode ser que viajemos campeões para Santiago, pode ser que não, o que certamente não mudará o resultado final do campeonato, no máximo o adiará.

Prestes a completar 50 anos de idade, posso dizer a vocês que, depois do primeiro semestre de 1982, este é o melhor e mentalmente mais forte Flamengo que vi. Melhor em qualidade de futebol; superior em estrutura, tática e estratégia; criterioso e mentalmente forte dentro e fora de campo.

Não temam curtir esse maravilhoso momento, inclusive os jogos mais difíceis e os eventuais tropeços. Se fosse fácil, não teria graça. Permitam-se viver um dos momentos mais mágicos da história mais do que centenária do Clube de Regatas do Flamengo.

E antes de tudo, tenham uma certeza: o melhor ainda está por vir.

Seremos campeões.

Bom dia e SRN a tod@s.