quinta-feira, 7 de novembro de 2019

O artificialismo de resultados

Flamengo joga hoje contra o Botafogo. E tem contra si todo o peso de uma colossal ajuda ao Palmeiras para ultrapassar o Flamengo em número de pontos. Não há mais escrúpulos, nem sequer tentam esconder. O campeonato brasileiro virou um assalto a mão armada de apito e VAR em pró de um único clube.

Flamengo pode ganhar aqui, pode ganhar ali, mas tem o peso deste fantasma de corrupção de valores e má fé em seus calcanhares. Hoje a vantagem é de 5 pontos. Apenas. 

Como o futebol brasileiro chegou a este ponto e vimos todo o ambiente no entorno acatar esta ordem de coisas é algo a ser objeto de reflexão. Porque os brasileiros de uma forma geral, não só no futebol, mas na política, aceitam a corrupção desenfreada, desmandos torpes, gente vis e pérfidas, de alma sujas de esgoto, comandarem as ações na sociedade? Não há revolta. Não há um movimento organizacional dos envolvidos para que este estado trevoso de coisas deixe de existir. Por qual motivo a sociedade está cooptada pela corrupção mais vil sem que tenha qualquer retorno ainda que em migalhas por isto?

Clubes e Federações nada fazem. Deixam a CBF ocupada pelo pessoal mais bairrista e xenófobo possível comandarem a confederação já por longos anos. Não há sequer um movimento da imprensa organizada em pró da lisura da competição, em pró das regras claras.

Tudo é deturpado. O próprio VAR é usado como mais uma ferramenta de manipulação de resultados. Estendendo o controle da arbitragem em campo para uma sala fechada que só o Diabo sabe o que combinam entre si com interferência externa.

Ganhar esta competição na bola é quase que virtualmente impossível. Precisa de um clube sobrar em campo como o Flamengo e marcando gols em série, para ver anulados vários, e evitar gols do adversário com uma ótima zaga e marcação. Tem que sobrar muito na bola, mas ainda assim neste momento só são 5 pontos de vantagem. Isto se tira em um estalar de dedos e é isto que a CBF Paulista espera junto com o Banco de empréstimos a 1000% e subindo.

Ganância desenfreada, falta de escrúpulos.

O futebol é a mais perfeita representação do brasileiro.

De um lado seres trevosos abjetos no comando. Do outro a platéia vendo o espetáculo grotesco que é praticado. E não reagem.