terça-feira, 29 de outubro de 2019

Olhar Tático


SRN, Buteco

Desde que acompanho futebol, nunca tive o costume , ou mesmo conhecimento, para apreciar a parte tática e estratégica do futebol.

Contudo, desde a chegada de Jorge Jesus, é nítido que, além da superioridade técnica, criou-se um abismo tático entre o Flamengo e seus concorrentes nacionais.

Com isso, para tentar compreender um pouco melhor o que acontece, o jeito foi recorrer as redes sociais, já que a imprensa nacional parece saber tanto quanto eu desse assunto...

E consegui encontrar varias contas onde se conseguem boas informações a analises.
Destaco duas delas: @lateralesquerd0 e @teofb

A primeira  é de comentaristas portugueses e a segunda de um torcedor brasileiro.

É chocante o nível de conhecimento demonstrado por ambos, em contraste com a maioria  dos jornalistas brasileiros.

Vale muito a pena uma visita, tem muito material ,a maioria sobre o Flamengo.

Acompanhando as analises dos portugueses, se descobre que os trés gols marcados de bola parada contra o Grêmio nasceram de observação e ensaio após analise da comissão técnica (lembram que os treinos foram fechados até apara alguns funcionários?).

Também é possível saber que, numa cobrança de escanteio, alguns jogadores sabem que a sua função EXCLUSIVA naquela jogada é bloquear o defensor e criar espaço para que alguém pré determinado possa finalizar com mais espaço.

Ou seja, quem vai finalizar sabe que a bola vai ser passada à ele, e os demais jogadores se ocupam de criar facilidades para ele.

Algo sem duvida inspirado em táticas de basquetebol, onde a essência de ataque do jogo é criar espaço para arremessos livres de marcação.

Enfim, é algo que teremos que nos acostumar a olhar com outros olhos e também nos aperfeiçoar para melhor compreensão.


O crescimento e mudança de patamar do Flamengo atingiu a quem assiste aos jogos, também.