quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Fortaleza 1 x 2 Flamengo. A vitória desgastante

O Flamengo venceu. Teve até gol do Gabigol. Mas foi muito difícil. Time depauperado, desorganizado e muito cansado em campo contra um Fortaleza aguerrido e corrido. Gabigol e Reinier que mais tarde se tornariam os goleadores do Flamengo no jogo, fizeram, na maior parte do tempo, uma partida apagada. Embora Reinier juntasse a este "apagamento" uma boa colocação na área em alguns lances, demonstrando uma frieza madura. O que justifica o chilique da CBF Paulista quando o Flamengo recusou sua convocação para a Copa Sub17. O Reinier queria ir. Suas declarações todas iam neste sentido. Gosta de estar na seleção. Ele e seu empresário, obviamente. Mas após o "ataque do Bráulio", o juiz gremista que estará no VAR contra o Grêmio na próxima quarta-feira, amarelando sem justificativas Everton Ribeiro e Bruno Henrique, o Flamengo do Mister se viu obrigado a escalá-lo neste jogo por falta de peças adequadas de reposição. A postura do Flamengo, através de seus dirigentes, foi correta. Embora tenha combinado antes que Reinier iria para a convocação, as circunstâncias mudaram. E o interesse do clube sempre deve prevalecer e não o da CBF. Que aparelhada pela paulistagem, tudo faz para beneficiar os clubes da Federação Paulista de Futebol de forma aviltante, covarde e vomitante.

Pois bem. Com Gabigol e Reinier apagados. Gabigol com a síndrome "estive na seleção do Tite", que também chegou a atacar Bruno Henrique, e Reinier, talvez incomodado por não estar na seleção sub17, Vitinho parecia o único atacante do time. O mais agudo, quem mais finalizava, quem mais dava opções. Era praticamente Vitinho contra a zaga adversária. Do lado esquerdo Renê fazia uma boa partida, mas não tem aquele "ímpeto ofensivo" necessário. E João Lucas, do lado direito, nos fazia desejar a entrada do Rodinei. Só isto basta para definir. Todas as jogadas do Fortaleza eram para seu lado. Gerson, de forma preocupante até, extremamente cansado. Parecia ter uma bola de 20kg amarrada a cada um dos pés. Nada produzia.  Lucas Silva, se estourou logo, criando mais um desfalque do Flamengo. Piris da Morte entrou. E fez um bom jogo, dentro do que pode produzir, até o fim. Gerson foi para frente, no lado direito, com suas duas bolas de 20kg nos pés. Nada produziu lá também.

A defesa do Flamengo parecia espanador. Só espanava a bola. Rodrigo Caio, com a mesma síndrome do Gabigol parecia meio fora de ritmo. Jet-lag? Maldição do Tite? Não sabemos. O fato é que o fraco time do Fortaleza ainda assim chegava. Diego Alves fez ainda bela defesa em cobrança de falta. Como está bem nosso goleiro. 

Mas em um lance perdido pela direita. A bola bate no braço do Pablo Mari, que estava com o corpo totalmente fora da área. O juiz marca penalti. Duvidoso na minha opinião, mas não se pode afirmar que seja "roubado", justiça seja feita.  Bruno Melo bateu muito bem, mas quase Diego Alves pega. Fortaleza 1 x 0. Festa da torcida mista.

Aos trancos e barrancos, time saltimbanco, Flamengo ia chegando. Conseguiu se organizar melhor. Parecia que a versão cover do time titular enfim tinha achado um tom para prosseguir o show. Em um lance seguido de outro na área do Fortaleza, Rodrigo Caio cabeceia, Quinteros estica o braço, toca no braço e o VAR marca penalti. Confirmado pela arbitragem. Gabigol, apagadíssimo no jogo, vai lá e faz. Fortaleza 1 x 1 Flamengo. 

Creio que 9 entre 10 torcedores do Flamengo já estavam satisfeitos. Afinal, o empate parecia lucro ante a derrota iminente de um time cansado. Mas o Flamengo de Jesus não. O Flamengo de Jesus continua. Continua. Vai batendo e batendo. Em uma jogada pela lateral, a bola vai alto pela área para encontrar o Reinier, que cabeceia e gol.  O garoto corre para arquibancada para festejar junto à torcida. Momento lindo. Flamengo vira. O Flamengo abre uma vantagem de 10 pontos junto ao Palmeiras do Del Nero e da CBF Paulista.

Que então abre a caixa de ferramentas. No jogo contra a valente Chapecoense, o árbitro expulsa o Gum após uma jogada que sequer tocou no artista de circo, simulador nato, Dudu. Que até é bom jogador mas sequer percebe que é exatamente por esta característica que se mantém no Brasil. Só aqui artista de circo tem vez no futebol. Principalmente no Palmeiras. Chapecoense com 10 jogadores sofrente ataques múltiplos do Palmeiras. Mas ainda assim era insuficiente. O que fazer? Não vamos dar acréscimos, vamos dar uma prorrogação ao Palmeiras. E no último minuto da prorrogação, Palmeiras fez seu gol. Curiosamente nesta jogada, Dudu simulou penalti. Esticou a perna e caiu como se o goleiro tivesse tocado nele. Se a bola do Felipe Melo não entrasse, o juiz marcaria penalti. Porque se não marcasse não apitaria mais neste campeonato. E talvez nos próximos. É assim que o esquema funciona. 


A vantagem do Flamengo permanece então em 8 pontos. Continuamos firmes na luta sabendo que a CBF Paulista abriu a caixa de pandora contra o Flamengo. São muitos milhões em jogo. De prêmio de campeonato a verba de TV. E como vimos no filme "O Senhor dos Anéis", este anel de Sauron (título) deixa todo mundo louco e sem escrúpulos para o obter.