quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Flamengo 3 x 1 Internacional. Que jogo.

"Hoje tem gol do Gabigol". É o mantra que a torcida repete a cada dia de jogo do Flamengo. E não deu outra. O jogo começou com uma forte marcação do Inter em todos setores do campo. Flamengo não conseguia articular as jogadas. Até que Everton Ribeiro acha um passe entrelinhas pro Gabigol, que fez um corta-luz formidável, aparece livre na frente do goleiro, puxa a bola pro lado, é agarrado pelo zagueiro Bruno, se desequilibram e chuta mal. A bola bate nos braços do Bruno, já caído. Juiz marca pênalti. No Premiere narradores e comentaristas bradam o absurdo da marcação. "Como assim, era o braço de apoio!". Ricardinho repetindo ad nauseam que o Internacional tinha sido prejudicado e tal. Incapazes de perceberem que o juiz marcou pênalti pelo agarrão. Quando juiz expulsa o Bruno exatamente por isto, ficam cacarejando sem entender. Até que alguém deve ter dado uma chamada no comentarista de arbitragem, que volta esclarecendo tudo. A transmissão esportiva no Brasil é uma vergonha pelo despreparo absoluto de seus ditos profissionais.

Gabigol, nada tendo a ver com isto, guardou o seu em bela cobrança de pênalti. Flamengo com um a mais passa a controlar melhor o jogo, embora Inter continue marcando bem. Estavam muito focados na partida. Internacional ainda assim ataca. Paradoxalmente ficou mais agudo no ataque à medida que ficava sem jogadores. Guerrero em disputa de lance normal na área do Flamengo com Rodrigo Caio, chuta o ar, cai e pede pênalti. E fica lá chorando porque não deu. Já conhecíamos este comportamento dele no Flamengo. Depois em disputa no meio de campo, Rodrigo Caio, seu nêmesis, bate cabeça com ele. Guerrero se machuca e sangra. Volta depois pro campo inconformado porque o juiz não deu cartão ou não expulsou Rodrigo Caio porque ele, o reizinho do Peru, assim queria. Deve ter ofendido o juiz pois recebeu cartão vermelho direto. Inter então passou a ficar com 8 jogadores na linha. 

"Hoje é festa. Na floresta". Time do Flamengo relaxou na marcação. Eles com 8 vão fazer o que? Rodrigo Caio perde um gol dentro da pequena área escala 8,5 Deivid. Como castigo, logo depois o bom jogador Patrick investe pela ponta. Arão pensa que a bola ia sair, ou algo assim, e vai com pé mole. Patrick escapa do Arão, chega na linha de fundo. Rodrigo Caio pensa que a bola ia sair, ou algo assim, e vai com pé mole. Patrick dá seu jeito e toca a bola para trás. Edenilson finaliza sem marcação alguma (cadê a compactação?), bola bate na cabeça do Gerson e gol do Inter. Um empate heroico de fato. 

Lomba então descobre que tem um problema raro muscular. Começa a cair em campo. Jogo pára. Pensei que seria assim até o final. Aquela cera hardcore que só o futebol brasileiro sabe proporcionar aos seus clientes que pagam por este produto pela audiência e presença nos jogos. 

Mas Arrascaeta achou uma bela cabeçada. Como joga o uruguaio. E gol do Flamengo. Restabelecendo a justiça do jogo. Flamengo 2 a 1. 

Subitamente o mal-estar físico do Lomba desaparece daí em diante. Flamengo domina o jogo e vai acumulando um gol perdido após o outro. Bruno Henrique, que ainda sofre do "mal da seleção", caracterizado pela perda de qualidade técnica após convocação, perdia gols em penca e dava um último passe sempre mal. 

Segundo tempo. Flamengo começa a dosar seu jogo também. Trocam mais a bola aqui e ali. Vão cercando a área do Inter. O time titular do Flamengo está em forte maratona. Jesus quer escalar o time titular todos os jogos possíveis e isto, infelizmente, pode ter um preço. Mas o Flamengo tem Arrascaeta. E em belo passe faz com que Bruno Henrique, livre de marcação na pequena área, faça enfim seu gol após longo jejum. 

Flamengo 3 a 1. Volta ao mode descansado. E não é que o Inter quase faz o segundo? Após cobrança de escanteio, ganham disputa de bola na pequena área e sem marcação alguma, perdem o gol sozinho diante do Diego Alves, com duas chances de finalização. É para Jesus excomungar alguns no pós-jogo.

Apito final. Flamengo ganha. 48 pontos. Campanha impressionante. Estamos definitivamente fora do rebaixamento. Desculpem, fiquei anos fazendo estas contas a cada brasileiro e isto ficou marcado. Encara São Paulo no próximo fim de semana. Jogo difícil. Flamengo é líder e todos querem derrubar o líder. Jesus vai de força máxima ainda que tenha semifinal da Libertadores contra o Grêmio na próxima quarta. Não terá tempo de treinar nada. Orientações só pelo papo. O calendário do futebol brasileiro é uma vergonha sem tamanho e impedem os times de extrair o seu melhor de forma contínua.