quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Em busca de um legado

Estamos vivendo um momento ímpar no clube. O Flamengo está forte administrativamente, saudável financeiramente e no futebol profissional com uma equipe de sonhos junto a um técnico de primeiro nível. As contratações feitas em 2019, tirando a do técnico Abel no início do ano, encaixaram todas com perfeição. Não é só dinheiro. Porque dinheiro facilita a solução dos problemas, mas sem uma inteligência e, porque não dizer, sorte por trás das decisões, não há como dar certo. Mas o critério utilizado para a aquisição de reforços funcionou perfeitamente.

Quanto a parte administrativa, embora o futuro nunca seja previsível ou confiável, creio que o Flamengo deixou um legado em seus torcedores e associados. Da necessidade imperativa de manter o clube bem organizado. Porque todo clube de futebol tem suas fundações sobre um castelo de cartas. Basta uma sequencia de dirigentes incapazes e/ou desonestos e tudo desaba. E a retórica política muitas vezes levam desavisados na conversa. É fácil falar, muito difícil fazer. Flamengo colocou a Lei de Responsabilidade Fiscal no Estatuto. Mas esta é reativa. Não impede a execução do desastre. Só tenta coibir pela ameaça de punição. Por isto a necessidade de vigilância constante. E hoje o Flamengo tem isto de sobra.

Quanto a parte do futebol? Montou-se uma estrutura composta de VP de Futebol, um Diretor Executivo que antes era o CEO, e agora parece visar mais a parte de contratações, e o tal "Conselho de Palpiteiros". Desconheço os critérios utilizados para contratação da comissão técnica e destes reforços incríveis de 2019. Alguns deles foram resultado de algum tipo de trabalho prévio como reforços já mapeados mas sem oportunidade anterior de contratação? Já outros resultado da construção de uma ideia a partir de 2019? Indicações de comissão técnica? Um misto de tudo isto?

Não conheço o funcionamento interno desta estrutura do Departamento de Futebol mas o amálgama disso aí resultou nestas decisões indubitavelmente muito boas de 2019. Mas, sob outras pessoas, seria possível um sucesso semelhante? Ou o sucesso é empírico baseado nos indivíduos escolhidos e na interação entre eles?

Porque o empirismo não garante a permanência, nem um sucesso prolongado dos "momentos". É preciso criar uma filosofia de gestão do Departamento de Futebol. Para que as gestões que vierem a suceder a esta, ou mesmo os indivíduos que a compõem, tenham uma base sólida e princípios para guiarem suas decisões em um modelo que possa exteriorizar em times tão ou mais competitivos como este que o Flamengo tem no momento.