domingo, 26 de maio de 2019

O jogo dos sete erros

@alextriplex

Vivo em Curitiba desde 18 de janeiro de 1985. Levando muita lambada desses times daqui, e ouvindo mais ladainhas ainda. Mas o torcedor do Flamengo tem a sua marra habitual, e é isso o que nos torna sobreviventes em qualquer lugar do mundo.

Logo após o segundo gol do CAP (ERRO 1: vejam os senhores, o Flamengo de Abel conseguiu tomar 2 gols do Cirino. Em um mesmo jogo. No Maracanã. Sendo Cirino um semi-reserva), torcedores desta agremiação iniciaram uma gritaria aqui no bairro (moro no Água Verde, a pouco mais de 4 minutos da Arena da Baixada), com aquelas habituais ofensas.

É compreensível. Um time reserva foi enviado ao Rio, com o treinador titular (cabe acompanhar Thiago Nunes, está fazendo um trabalho muito bom para o CAP), naquela vibe de "vamos ver o que rola, se derem mole, beliscamos um empatezinho). Ainda mais sabendo da semana conturbada do Flamengo, com ERRO 2 dirigentes - mais uma vez - tratando a torcida como lixo, independente da torcida que senta na arquibancada ou a torcida que mora fora do Rio e paga perto de R$ 100,00 no Premiere.

Uma semana conturbada, mas que teve folga, descanso e tudo mais para o elenco. Tudo capitaneado pelo ERRO 3 Abel, que após os devaneios do jogo contra as galinhas, após escalar 3 pontas num mesmo jogo, após tirar um zagueiro, após ter uma das piores noites de sua vida, optou por escolher 2 bois de piranha. Um, é claro, o uruguaio Arrascaeta. Bom mesmo é o portador da camisa 21, o arrombado da camisa 5 e a enceradeira master plus homão da porra da camisa 10. Eles são os fodaralhos, indignos de serem barrados.

Pois bem, eu devo ter visto o mesmo jogo que vocês. Um time desordenado, sem noção do que estava fazendo, ERRO 4 rezando, implorando para termos um lateralzinho perto da linha de fundo e o portador da camisa 21 por em ação a principal jogada ofensiva do @Flamengo. Então ele tira o Piris e usa o Diego de primeiro volante. Claro, o portador da camisa 5 CONTINUA na sua pombagirice, rodando e sacudindo o penteado e fazendo pose para dar passes de 2 metros. Na boa, nas minhas peladas no Largo do Anil, ele ia ter que jogar de goleiro ou esperar na de fora. Mas é o equilíbrio, é o homem de confiança do Abel.

E deu o que tinha que dar. O CAP gostou do jogo, foi pra cima e virou. Eu vos digo: a base do CAP tem uma molecada boa de bola. Os mochileiros das galáxias podem vir aqui dar uma olhada, mas parece que a Europa tem mais grife, consequentemente a oportunidade de trazer algum zagueiro vendido por uma fábula e que está encostado em times franceses (um campeonato extremamente competitivo, diga-se). E o CAP virou em 4 minutos. Uma bola nas costas do Renê, e que o portador da 21 não acompanhou o Cirino - impressionante, né? Ele nunca acompanha. Mas quando o faz, vibra como ninguém. É um momento lindo. #sqn.

Nesse momento, a torcida já estava apreensiva Ao contrário de setoristas imbecis e outros seilaquenzinhos que se comportam como cambonos de luxo da presidência e do 01, NÓS sabemos o que acontece dentro de campo. Sabemos quando vai dar merda ou quando vai ter glória. E hoje tudo indicava, nos momentos que antecederam a virada deles, que ia dar muito ruim. Como nada é tão ruim que não possa piorar, Cirino foi o portador da notícia.

Ciente do elenco que tem em mãos, nosso professor mais uma vez instaurou a porralouquice e mexeu no time. O bando assustado com os cânticos ofensivos que vinham da arquibancada teve mais alguns minutos de desorientação, mas felizmente na beira do gramado do Maracanã tinha um jogador que decidiria o jogo: a camisa.

Sim, ela entrou em campo. E fomos ajudados pelo erro tático do CAP, que aos 43 achou que a parada estava definida. Não estava. Graças ao talento do Everton Miteiro, principalmente. O passe ridículo pro gol do Bruno Henrique deveria ser anulado, pois me pareceu sair das mãos do nosso 7 (já imaginaram que o portador da 21 conseguir repetir isso com as mãos? Teremos uma arma letal). E depois, foi lá quase na lateral recuperar a bola, e falou pro Renê o "cruza e consagra teu zagueiro). E viramos. Graças à camisa, graças ao tiro que o Rodrigo Caio deu na meta adversária.

O principal ERRO 5 da noite foi o Abel acreditar que fomos para casa felizes. Não, ledo engano. Aliviados? Sim. Irritados? Certamente. Jogamos contra um time reserva que - pelas entrevistas durante a semana - almejava trazer um ponto. Não soubemos driblar a dificuldade. Não teve aquela pressão de 15 minutos iniciais (por sinal, why th´a hell não fazemos isso?), não teve um 2x0 e administração da confusão. E tudo isso por um simples motivo: não existe disciplina tática nesse elenco. Depois de 6 meses de Abel no clube, depois de 6 meses do corporativismo de amigos e comentaristas defendendo que ele está desenvolvendo suas convicções, nós não temos um desenho do que esse time pode fazer. Ele está conseguindo a façanha de jogar no ralo (tá, desmantelar fica menos grosseiro) um elenco com vários jogadores com poder de decisão. Barra o Arrascaeata. Mas o 21 e o 5 continuam lá. Imortais. É a síndrome do Perebismo dominando o Flamengo. É a síndrome do pensamento minúsculo e da implicância com craques tomando conta do clube.

Para encerrar, o ERRO 6: Temos um presidente e um 01 que cagaram regra durante a eleição, dizendo que a bananice acabaria. Mas que por algum motivo tem se omitido nessa questão do futebol - mais uma vez, mais um ano - sendo jogado em uma lixeira trituradora. Não é possível que pessoas que vivam no futebol, para o futebol, não consigam enxergar que não existe um time. Existem jogadores que podem mudar um jogo, existe uma camisa que volta e meia entra em campo, mas não existe um planejamento tático. Não existe padrão de jogo. E se Landim e BAP não enxergam isso, e não tomam uma atitude em relação a isso, então só nos resta aceitar o ERRO 7: VAI DAR MERDA DE NOVO. 

Eu não entro no patamar de ser situação ou oposição. Eu quero o melhor para o Flamengo. E é impossível aceitar que eu e tantos outros milhões estejamos equivocados ao afirmar há erros crassos no nosso futebol. Sim, somos treinadores especializados em Flamengo. E, diferentemente do treinador e dos perebas, nós daríamos a vida de graça pelo clube. E eu deixo aqui minha pergunta pros setoristas/comentaristas/dirigentes protetores do Abel: vocês sentem pena dele ser cobrado. E sentem o que em relação a nós, torcedores, que desde 2013 não ganhamos nada relevante? Ou nossos sentimentos são irrelevantes no contexto do Flamengo?