quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Na Gávea

À partir de insistentes reportagens da Rede Globo, a prefeitura do Rio de Janeiro, representada por um dos piores prefeitos que esta cidade já teve o desprazer de eleger, fechou o CT do Flamengo, ainda que, em tese, tenha resolvido as pendências e esteja esperando apenas a visita dos bombeiros para dar aval. Era público e notório que o CT do Flamengo tinha uma área de construção permanente, composta pelos  módulos de alvenaria e outra área dita provisória, onde tinham os containers. O trágico incêndio se deu na área provisória. De acordo com o cronograma apresentado pela antiga direção, uma vez retornado da Florida Cup, os containers já seriam desativados. Mas uma nova gestão assumiu. E isto não ocorreu por qualquer motivo. Evidente que ninguém imaginava a insegurança do uso destes containers como módulos habitacionais. Até porque foram utilizados por anos, até onde sei, sem qualquer registro de ocorrência de sinistro.

Claro que falta ainda a explicação dos dirigentes anteriores em relação a tudo isto. Mas com um inquérito em andamento evidente que são orientados a não darem entrevistas. Muitas informações são jogadas por uma imprensa muitas vezes parcial e cretina. Onde, por exemplo, a informação que era "obrigatório" ter um monitor para cada 9 ou 10 jovens em um dormitório, descobre-se que era apenas "recomendação". Que o container teria "o mesmo material inflamável da Boate Kiss". Tudo para causar impacto. Sem qualquer desmentido depois.

Mas, fica no caso uma lição que o Flamengo daqui em diante, seja que gestão vier no futuro, buscar sempre estar regularizado em todos seus procedimentos e construções ainda que provisórias. O poder público do Rio de Janeiro é omisso e leniente. Paga-se multa e fica como está. Bombeiros só fiscalizam "o que está no projeto", não se importando com os arredores. Sabe-se a enorme dificuldade de estar regularizado aqui. Enorme "enxuga-gelo". Cada ida dos bombeiros gera uma pendencia nova, não dita anteriormente, fazendo-se repetir todo o processo. É o relato de muitos que passaram por isto. Mas há de ser feito.

Flamengo tem que ser um clube-cidadão por princípio.

Agora os treinamentos estão sendo feitos agora na Gávea, ainda que por falta de opção. Mesmo que o CT retorne ao seu funcionamento normal, é uma prática que não podemos perder. O campo da Gávea é o Ninho Original. Ali treinou o melhor time do mundo. Craques treinaram ali deixando suas marcas espirituais. A torcida, associados,e mesmo os jogadores precisam desta aproximação um com outro. Flamengo foi forjado na aproximação com seus torcedores na praia do Russel. Está no nosso DNA. Que seja outro princípio a ser adotado daqui para frente também.