segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Abel e o Calendário/2019: Março a Junho

Salve, Buteco! Posso não gostar da escolha do Abel para a função de treinador do Flamengo, mas dou-lhe razão em pelo menos um ponto: com poucos jogos disputados até o momento na temporada/2019, é impossível focar as atenções em algo diferente do que o maremoto de crises no extracampo. Mas o Abel que me perdoe, pois a convergência acaba aqui. Ele próprio e o elenco do Flamengo ajudaram a causar o desconforto: quem mandou perder para o Fluminense na semifinal da Taça Guanabara? Aliás, individualmente, o pior time do Fluminense que vi desde a passagem do Tricolor pelas Séries B e C, o que, convenhamos, só aumenta o mérito do treinador Fernando Diniz. Pior ainda é ouvir Abel dizer que Henrique Dourado está "pedindo passagem" nos treinamentos. Dá vontade de só voltar a falar de Flamengo em 2020.

***

Essa insegurança me força a retornar minhas atenções para um recente objeto de obsessão: o calendário. Sim, ele de novo... Afinal de contas, como já cansei de ressaltar por aqui, o problema não está na estratégia de rodar o elenco entre Times A e B, inclusive porque esses dois times não precisam necessariamente ter escalações fixas e imutáveis, e sim em quem não consegue sequer montar um time, quanto mais rodar o elenco entre dois. Como tenho absoluta convicção dessa necessidade de não "estourar" um time titular, como equivocadamente foi feito em 2018, volta e meia retorno ao calendário, pois os fatos falam por si mesmos.

Para quem está reclamando de poucos jogos, eis o que está por vir de março até junho, depois dos dois confrontos pela Taça Rio (Americano e Portuguesa) dessa semana:
Data
Competição
Fase
Adversário
5/3
3ª Feira
Libertadores
1ª Rodada/Grupo 4
San José (f)
Jesús Bermúdez
9/3
Sábado
Taça Rio
2ª Rodada
Vasco da Gama (f)
Maracanã
13/3
4ª Feira
Libertadores
2ª Rodada/Grupo 4
LDU (c)
Maracanã
16/3
Sábado
Taça Rio
3ª Rodada
Volta Redonda (c)
Maracanã
20/3
4ª Feira
Taça Rio
4ª Rodada
Madureira (f)
Indefinido
24/3
Domingo
Taça Rio
5ª Rodada
Fluminense (c)
Maracanã
27 ou 28/3
4ª/5ª feira
Taça Rio
Semifinal
Indefinido
31/3
Domingo
Taça Rio
Final
Indefinido
3/4
4ª Feira
Libertadores
3ª Rodada/Grupo 4
Peñarol (c)
Maracanã
7/4
Domingo
Estadual
Semifinal
Indefinido
11/4
5ª Feira
Libertadores
4ª Rodada/Grupo 4
San José (c)
Maracanã (Facebook)
14/4
Domingo
Estadual
Final
Indefinido
21/4
Domingo
Estadual
Final
Indefinido
24/4
4ª Feira
Libertadores
5ª Rodada/Grupo 4
LDU
Casa Blanca
27 a 29/4
FDS/2ª
Brasileiro
1ª Rodada
Cruzeiro (c)
Maracanã
1º/5
4ª Feira
Brasileiro
2ª Rodada
Internacional (f)
Beira-Rio
4 a 6/5
FDS/2ª
Brasileiro
3ª Rodada
São Paulo (f)
Morumbi
8/5
4ª Feira
Libertadores
6ª Rodada/Grupo 4
Peñarol (f)
Campeón del Siglo
11 a 13/5
FDS/2ª
Brasileiro
4ª Rodada
Chapecoense (c)
Maracanã
15, 22 ou 29/5
Copa do Brasil
Oitavas-de-Final
Indefinido
18 a 20/5
FDS ou 2ª
Brasileiro
5ª Rodada
Atlético/MG (f)
Independência
15, 22 ou 29/5
Copa do Brasil
Oitavas-de-Final
Indefinido
25 a 27/5
FDS ou 2ª
Brasileiro
6ª Rodada
Athletico/PR (f)
Arena da Baixada
15, 22 ou 29/5
Copa do Brasil
Oitavas-de-Final
Indefinido
1º a 3/6
FDS ou 2ª
Brasileiro
7ª Rodada
Fortaleza (c)
Maracanã
8 a 10/6
FDS ou 2ª
Brasileiro
8ª Rodada
Fluminense (f)
Maracanã
12 a 13/6
4ª ou 5ª Feira
Brasileiro
9ª Rodada
CSA (f)
Rei Pelé

Calculo que, até o início da temporada/2019, ninguém imaginava o Flamengo fora das finais das Taças Guanabara e Rio ou do próprio Estadual. Depois da semana passada, porém, o gato subiu no telhado e, ao lado do urubu, apenas contempla o cenário, ambos um tanto ressabiados... Mas como o futuro é incerto, para o bem e par o mal, a verdade é que poderemos ter até três sequências bem complicadas até junho.

Vamos a elas.

***

A primeira será inevitável e começará quarta-feira, 5 de março, em Oururo, a 3.735m acima do mar, contra o San José. Em seguida, teremos Vasco da Gama (sábado) e LDU (quarta-feira), sequência que me deixa de antenas ligadas. Para quem não se lembra, em um fatídico sábado, aos 17 de fevereiro de 2007, o Flamengo foi goleado pelo Madureira no Estádio Proletário (Moça Bonita), quando resolveu escalar a maioria dos titulares logo após, na quarta-feira anterior (14/2), conseguir o histórico empate contra o Real Potosí no Estádio Victor Agustín Ugarte, em Potosí, a 3.960m de altitude. Muito embora seja fácil antever que o Vasco da Gama terá um dramático segundo semestre, dada a óbvia limitação de seu elenco, é forçoso reconhecer que, além de ser muito maior e mais forte do que aquele Madureira, por enquanto está com mais ritmo de jogo e confiança.

Ajustar dois times e rodar bem o elenco, portanto, será essencial.

Né, Abel?

***

Apesar de não haver intervalo nos meios de semana, em seguida ao Vasco da Gama virão Madureira e Volta Redonda, que diminuirão os níveis de intensidade e competitividade das partidas. Porém, acredito que a última rodada da Taça Rio, contra o Fluminense (domingo, 24/3), poderá inciar uma segunda sequência de jogos decisivos e muito desgastantes, um pouco mais longa que a primeira, durante a qual deverão se alternar as semifinais e finais da Taça Rio com a 3ª e a 4ª Rodadas do Grupo 4 da Libertadores (Peñarol e San José), culminando com o primeiro jogo da final do Estadual, no dia 14 de abril.

O único aspecto positivo dessa possível sequência de jogos é que todos serão disputados no Rio de Janeiro e no Maracanã.

Só que o nosso treinador veio com esse papo de que o Estadual é obrigação, o que me traz péssimas lembranças dessa hoje minúscula competição atrapalhando o desempenho na Libertadores.

Abre o olho, hein, Abel? 

***

Nada pode ser tão ruim que não possa piorar, diz o ditado popular...

Pois bem, acaso o Flamengo esteja na final do Campeonato Estadual, terá uma semana livre entre o primeiro (14/4) e o segundo jogo (21/4), mas o "refresco" acabará logo na sequência, quando viajará a Quito para enfrentar, no dia 24/5, a LDU no Estádio Rodrigo Paz Delgado, o "Casa Blanca", a 2.734m acima do nível do mar. Assim que regressar ao Rio de Janeiro, e fechando o mês de abril, estreará no final de semana seguinte no Campeonato Brasileiro, no Maracanã, contra o Cruzeiro, jogo que marcará o primeiro confronto entre os clubes desde a contratação do uruguaio Giorgian De Arrascaeta. Deixando novamente o Rio, o time embarcará para Porto Alegre e, já na quarta-feira subsequente, abrindo o mês de maio, no "Dia do Trabalhador", enfrentará o Internacional num provavelmente lotado Gigante da Beira-Rio, para o que promete ser o primeiro confronto do Mais Querido contra o peruano Paolo Guerrero desde que deixou o clube...

Mas não pensem que acabou, pois na volta de Porto Alegre haverá uma escala em São Paulo para enfrentar o Tricolor Paulista no Morumbi, logo no final de semana seguinte, pela 3ª Rodada do Campeonato Brasileiro. E da "Capital que Nunca Dorme" o Flamengo embarcará para Montevidéu, onde na quarta-feira seguinte enfrentará o Peñarol no Campeón del Siglo pela 6ª e derradeira rodada do Grupo 4 da Libertadores, queiram Deus e São Judas Tadeu, já classificado, pois do contrário...

Te cuida, Abel...

***

Finalmente voltando ao Rio de Janeiro, na 4ª Rodada do Brasileiro o Mais Querido terá, a partir do confronto contra a Chapecoense, no Maracanã, uma sequência menos desgastante, já que, entre a 4ª e a 9ª Rodadas do Campeonato Brasileiro, haverá dois períodos sem jogos marcados para o meio de semana. Como as datas nas quais o Mais Querido jogará pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil ainda não foram definidas, o certo é que uma dessas semanas sem jogos intermediários ocorrerá entre as 7ª e 8ª Rodadas (Fortaleza e Fluminense). Contudo, a depender do nível e do tamanho do adversário que advirá do sorteio das oitavas da Copa do Brasil, poderemos novamente ter fortíssimas emoções, apesar deste trecho de calendário se antever um pouco mais folgado.

***

Uma semana após o término da 9ª Rodada do Campeonato Brasileiro e o início da parada para a Copa América, o próximo 20 de junho (quinta-feira) marcará a abertura da segunda janela brasileira de transferências internacionais, que sem dúvida será uma boa oportunidade para repor peças do elenco e fazer uma espécie de "segunda pré-temporada".

A pergunta que não quer calar é: Abel chegará até lá como treinador do Flamengo?

***

Não tenho como deixar de ignorar o jogo de ontem. O Americano não é parâmetro para qualquer análise minimamente relevante. Vi algumas coisas que me deixaram ressabiado, tipo Diego fazendo cobertura como primeiro volante de bola que o Arão perdeu na entrada da área adversária...

Após os 90 (noventa) minutos em Oruro começaremos a ter uma boa ideia de onde isso irá parar.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.