segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Com a Caneta na Mão

Salve, Buteco! 2019 está batendo na porta. E aí? Muita expectativa para o desempenho da nova Diretoria na próxima janela de transferências internacionais? Para início de conversa, é bom esclarecer as datas. As janelas de transferências ocorrerão em períodos um pouco diferentes de anos anteriores. Segundo o o FIFA\TMS, site oficial da FIFA para o tema, as janelas de transferências internacionais estarão abertas no Brasil em 2019 entre 6 de fevereiro e 30 de abril, e de 1º a 30 de agosto. Como todo mundo sabe, mas é sempre bom lembrar, isso não significa que negociações não possam ocorrer fora dos períodos de janela, nem muito menos que contratos não possam ser assinados ou pagamentos efetuados. As transferências é que não podem ser oficializadas fora desses períodos, o que, nos dois últimos casos, não é o mais comum.

Portanto, não é garantido que a pré-temporada conte com eventuais reforços vindos do exterior, os quais com certeza não poderão entrar em campo antes de fevereiro. Vale lembrar que o início dos jogos oficiais da temporada/2019 ocorrerá já no final de janeiro nos confrontos contra o Bangu (domingo/20), Botafogo (domingo/27) e Boavista (quarta/30). Antes disso, a Flórida Cup (torneio amistoso), pela qual o Mais Querido enfrentará o Ajax (quinta/10, as 22:00h) e o Eintracht Frankfurt (sábado/12, as 19:00h).

***

Várias teorias tentam explicar por que o Flamengo até o momento só divulgou uma contratação. Uma delas parte da relação de desconfiança existente entre as cúpulas da atual Diretoria e da recém-eleita. Não chega a atingir os funcionários, a quem teria sido permitido por ambas, em comum acordo, oferecer algumas propostas, todas recusadas, segundo a imprensa. Outra se relaciona com o alto preço das comissões pagas a intermediários, que o Flamengo se recusaria a alcançar, mas não falta quem diga que para o hoje milionário Flamengo tudo é mais caro, o que necessariamente estenderia a duração normal de cada negociação.

Porém, pode ser que a nova Diretoria esteja mesmo atordoada, ainda tomando pé de tudo, e que por isso necessite da tal "curva de aprendizado" ou de um "nivelamento" de conhecimento para começar a atuar. Pode ser também que cada uma dessas teorias tenha um fundo de verdade e, assim, a realidade seja multifacetada, como se fosse um conjunto delas e de outras das quais sequer tomamos conhecimento.

O certo é que, a partir de 1º de janeiro de 2019, a caneta passará às mãos de Rodolfo Landim e sua Diretoria, e a partir de então se encerrá a temporada de desculpas e versões, sejam elas justas ou incabíveis, falsas ou verdadeiras.

A cobrança (de minha parte) começa agora.

***

Minha avaliação a respeito da reformulação do elenco continua sendo a deste recente post. Contudo, independentemente da avaliação de cada um (somos estimados em quarenta milhões), inclusive os membros do Conselho Gestor, é fato que, de lá para cá, o elenco de 2018 perdeu as seguintes peças: Réver e Juan (zagueiros); Rômulo (volante), Lucas Paquetá e Matheus Sávio (meias); Marlos Moreno (atacante/ponta) e Geuvânio (atacante/ponta), todos dispensas sugeridas pelo post. Também devem sair o goleiro Thiago, o volante Ronaldo e o atacante Tiago Santos.

Dentre eles, apenas Réver e Lucas Paquetá eram titulares, e Marlos Moreno o reserva utilizado com maior frequência. Ainda assim, são 7 (sete) posições já confirmadas, podendo chegar até mesmo a onze, a depender dos desfechos das negociações de Trauco com o San Lorenzo e Diego com o Orlando City, os quais, quando menos, são peças de reposição frequentemente utilizadas.

É fácil perceber que o elenco/2018 não existe mais. Discutir o quanto era forte ou fraco é perda de tempo. O foco tem que ser as peças de reposição e suas qualidade e eficiência. Nesse rumo, seguindo a filosofia de montar dois times competitivos para enfrentar a maratona de jogos imposta pelo calendário, especialmente o terceiro trimestre (julho, agosto e setembro), a saída de tantas peças de composição deve ser vista positivamente, como uma oportunidade de fortalecer o elenco.

Por isso mesmo, é inevitável perguntar: como essas vagas serão preenchidas? Com titulares ou reservas, contratações ou utilização da base, e em qual proporção?

Lembrando que sábado o zagueiro Rodrigo Caio foi anunciado, passo a bola para vocês dizerem o que e como fariam em relação ao restante das vagas do elenco.

***

Desejo a tod@s do Buteco, administradores, colunistas, frequentadores e leitores silenciosos, um excelente 2019, repleto de saúde, paz, harmonia e felicidade, de preferência com títulos importantes conquistados pelo Mais Querido do Brasil. Agradeço a tod@s pela companhia. Em 2019 estaremos novamente juntos, torcendo e acompanhando o Mengão em todos os momentos.

Feliz 2019 e SRN a tod@s.

* Estarei menos presente nos comentários durante essa semana por força de merecida viagem em gozo de férias. Volto segunda-feira, 7 de janeiro.

** Texto escrito em 29 de dezembro de 2019.