domingo, 4 de novembro de 2018

Meritocrawhat?

@alextriplex

Vocês devem imaginar que meu estado de espírito não é adequado para escrever qualquer coisa sobre o jogo de hoje. Não tanto pelo resultado, pelo empate, mas pelo (mais uma vez) excesso de erros e cabacisses de um elenco de qualidade, mas que teima em peidar nas horas mais importantes.

Sejamos honestos: o Flamengo não perdeu o campeonato hoje. Nem contra o América-MG, nem em outros pontos deixados ao longo do campeonato. O Flamengo vem perdendo esse campeonato faz muito tempo. Talvez uns 2, 3 anos, tempo em que essa gestão se perdeu na própria arrogância, em não pensar em dar 2 passos pra trás para poder dar um salto pra frente.

Mas onde se encaixa a tal "meritocracia", tão citada na questão do Diego Alves, e que mostrarei, por A+B, que se trata de uma enorme babaquice, de uma hipocrisia monstruosa.

Vejamos, pois. Não faz muito tempo que tivemos um duelo de futebol e porrada na Arena Peppa Pig. E, salvo cegos ou taturanas, acredito que perto de 95% da torcida tinha a certeza do encontro da zaga "perfeita". Thuller e Leo Duarte vinham jogando muita bola. Vacilos? Claro. Esqueçam que um novo Aldair aparecerá do nada. Ou que um Baresi surgirá parando os melhores atacantes do mundo. Mas é fato: a dupla de moleques estava jogando o fino, e fazendo-nos esquecer o capitão, que àquela época já era contestado por vacilos e lentidão.

E veio a Copa.

E veio a retomada do Brasileirão, com o capitão recuperado, pronto para outra. E aí eu pergunto: Por que diabos ele não foi pro banco? Em que lugar, em que momento existiu a porra da meritocracia, tão citada nessa fritura do Diego Alves?

Quem me garante que o "capitão" não peitou o estagiário pra voltar à titularidade. Conhecendo o universo do futebol, ainda mais em um time que mais de 90% do elenco vai pra igreja junto (que se entenda: poderiam ir pra zona, pra praia, does not matter), é possível crer que não houve o "professor, deixa o menino jogar, eu espero aqui no banco".

Tudo isso pra mostrar que não dá pra queimar o Diego Alves - no meu entender. Deu mole? Claro. Poderiam ter administrado de outra forma? Óbvio. Culpar só um lado é de uma piranhagem enorme. Ainda mais com o festival de dedo de seta xisnoveando geral. Mas uma escola upgradeada por um antigo lateral direito, que chegava ao ponto de ligar do vestiário pra setorista, não vai mudar tão fácil assim.

Enfim, esse Flamengo precisa mudar em tudo. Tem muita coisa boa que pode ser aproveitada. Mas a gestão do futebol tem que mudar radicalmente. Pois eu não tenho mais culhão para ver a peidorreia que acontece todo ano, quando precisamos encarar times cascudos. Nossos inimigos continuam sendo as 3 bombas do Rio. Mas os nossos rivais, os que realmente precisamos derrotar, esse vivem em outra cidade. E até que provemos o contrário, somos mulherzinhas deles. Podem ficar putinhos, mas é a realidade: todo ano o time é sodomizado em SP e RS (não esquecer das porradas que tomamos do CAP aqui em Curitiba). Isso precisa acabar, não envolve só a bola. Envolve postura, envolve pau na mesa. Só assim ganharemos títulos à nossa altura.

E nada mais digo.