terça-feira, 23 de outubro de 2018

Resta 1

Olá Buteco, bom dia!

A minha infância foi marcada, além do futebol na rua que arrebentava a tampa do dedão do pé, pelos jogos de tabuleiro: Ludo, War, Banco Imobiliário, Mini Senha, Combate, Cara a Cara e outros. Um deles era um desafio geral: o famoso Resta 1.


A proposta do jogo era bem simples: saltando sobre uma peça e parando no espaço vazio, retirava-se do tabuleiro a peça pulada. O objetivo era deixar apenas uma peça no tabuleiro. 

O Campeonato Brasileiro chegou numa fase similar: a partir de agora, a cada rodada novos times vão sendo retirados do tabuleiro, até que só reste o campeão. São Paulo e Grêmio, a 9 e 10 pontos do líder, acabaram de ser pulados e saíram da brincadeira. A partir de agora, só há três peças, sendo o Flamengo uma das que resistiram até aqui.

Para não ser retirado do tabuleiro na próxima jogada, precisamos vencer o líder, sábado, no Maracanã. O cenário é plenamente favorável: o time vem de três goleadas, com 10 gols marcados e nenhum sofrido, o estádio estará lotado (imagino que na sexta-feira já não tenha mais ingressos disponíveis) e o adversário virá de uma viagem desgastante à Argentina, enquanto nós teremos a semana inteira à disposição para os treinamentos e concentração para a partida. É aproveitar e marcar posição!

A sequência do campeonato é pesada: depois do Palmeiras, temos o São Paulo no Morumbi, o Botafogo no Engenhão, o Santos no Maracanã e o Sport, em Pernambuco. O checkpoint para o título, ao final dessa sequência é de 70 pontos, de forma que precisaríamos fazer 12 pontos. Muito difícil. De qualquer forma, 10 pontos ainda deixam nossa peça no tabuleiro, pronta para o bote final. Uma vitória sábado é essencial para este objetivo.

***

Em 2009 estávamos, exatamente, os mesmos 4 pontos atrás do líder, após 30 rodadas...

Vamos Flamengo!!!

Saudações RubroNegras!!!