quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Flamengo 0 x 0 Corinthians - Ataque contra defesa

Em um jogo que teve uma antecipação tumultuada, com o presidente do Corinthians demonstrando seu caráter duvidoso ofendendo gratuitamente  o presidente do Flamengo e com o "sorteio" do controvertido juiz Bráulio para apitar o jogo. Ânimos se exaltaram. O jogador Fagner teve uma recuperação milagrosa de sua contusão muscular que o fez dispensar a convocação para a seleção brasileira para se tratar. Nossa, que  coincidência, ficou prontinho para este jogo. Assim, o Brasil, terra em que o mau caratismo assola, a "esperteza" é lei, teve mais uma vez seu dia.

E vamos ao jogo. A torcida compareceu, mais uma vez, em peso. E viram uma partida em que o Flamengo atacou e o Corinthians se defendeu. Basicamente este é o resumo. Ok, não foi lá um grande ataque apresentado. Aquele famoso volume inócuo. Mas por conta também da ótima marcação corinthiana. O juiz Bráulio apitou normalmente, não teve qualquer influência no resultado. Bom dizer. 

E o Flamengo? Com dificuldade de atacar pelas pontas porque Vitinho cai demais na diagonal, Renê não dá profundidade pela esquerda e na direita temos o Rodinei, que tem uma incapacidade crônica de cruzar como um jogador profissional. Rodinei geralmente espera trocar passes com Everton Ribeiro pela direita. Corinthians, sabiamente, marcou Everton Ribeiro em cima. Então Rodinei fica mais com a bola pela lateral, e a bola não é lá muito fã de Rodinei. E vice-versa.

No centro do ataque de novo o fantasma Uribe. Ele não aparece para dar condições de chute e ninguém se lembra dele para passar a bola, tentar cruzar  ou mesmo perguntar que horas são. Qualquer coisa. Mais ignorado que entregador de panfleto.

Diego e Paquetá tentavam chegar, se aproximar, mas  esbarravam em um muro corinthiano. Compactação de alta intensidade. Corinthians armou uma barreira que dificultava qualquer finalização de curta a média distância, e contam com seu bom goleiro para defender qualquer bola que consiga passar por eles.

Flamengo do alto de seus 70% de posse de bola provou que estes números nada significam se a bola não entra. E, francamente, criou de fato poucas chances reais de gol. Barbieri trocou Uribe e Paquetá por Dourado e Arão. Dourado ao menos tem uma presença na área que atrai zagueiros em cima dele, principalmente nas jogadas aéreas. Alguns lances de perigo ocorreram por conta disso. E Arão mais uma vez entrou bem na partida, se infiltrando bem na área e, enfim, procurando jogadas pela linha de fundo.

Também acho que para um jogo destes Flamengo não pode prescindir do controvertido e esquecido Trauco, que é o jogador do elenco que tem o melhor cruzamento em diagonal. Apesar da boa marcação do Renê particularmente no primeiro tempo quando Corinthians saiu mais pro jogo e criou algumas oportunidades. Mas Renê no ataque é praticamente nulo.

Agora o segundo jogo será em São Paulo, na Arena não paga do Corinthians. Eles lá terão que sair pro jogo. Chance do Flamengo poder aproveitar bem os espaços que, aleluia, podem surgir. O resultado está em aberto. É jogo de 180 minutos.

No intervalo do jogo Jailson criticou o lixo do gramado do Maracanã. Flamengo paga uma fortuna para cada jogo neste estádio e nem para cuidar direito do gramado este Consórcio consegue. Tardiamente, no entanto, o Ministério Público vetou esta concessão indecorosa. Também desconheço as alternativas apresentadas. Mas conhecendo o Rio de Janeiro, seus governantes e todo o aparato estatal envolvido, nada não é tão ruim que não possa piorar.