quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Flamengo 0 x 2 Cruzeiro. A derrota vexatória

Já começou errado com os preços altos praticados que afastou a torcida do Maracanã. Com a sequencia de jogos-chaves nas competições que participa, a demanda já fica, naturalmente menor. A justificada dada foi que estes preços altos praticados na Libertadores compensaria os preços baixos praticados no Brasileiro. Mas foi uma má decisão. O estádio não ficou cheio e talvez também por conta disso, a torcida não fez a pressão que costuma fazer.  Além de desta política de preços praticada ontem ter recebido críticas públicas de jornalistas que, estranhamente, não fazem o mesmo quando praticados por outros times. Mas estavam errados? Não. Flamengo não pode praticar preços altos. Isto tem que estar no DNA de quem precifica. Então tem que arrumar recursos de outras fontes, talvez massificando o numero de adesões do programa Sócio-torcedor melhorando ainda mais seus benefícios reais e aparentes.

Bem, não queria mas vamos falar do jogo. Flamengo se perdeu. Esta é a definição mais simples. Se "encontrou", finalmente,  no pós-Copa no jogo contra o Grêmio sete dias atrás, e se perdeu no jogo seguinte contra o próprio Grêmio. Daí está "ladeira abaixo". Barbieri perdeu a mão no time. Jogadores não se encaixam mais em seu esquema, além de terem atuações abaixo da média. E a falta de experiência do técnico se mostrou ontem em plena luz, ao fazer substituições que mataram qualquer reação do time além de abrir um buraco defensivo que possibilitou o segundo gol do Cruzeiro.

Começou o primeiro tempo muito confuso. Cruzeiro no abafa e o Flamengo sem saída de bola, com Jean Lucas ainda perdido em campo (desde sábado). Diego tentava ir e voltar insanamente e Everton Ribeiro completamente alienado em campo, do início ao fim. Os laterais dando razão a torcida que pede insistentemente por laterais desde o início do ano. Rodinei em péssima fase. Talvez sentindo emocionalmente as críticas pesadas que recebe da torcida inclusive nas redes sociais. Renê em uma postura mais defensiva parece estar sentindo fisicamente a sequencia de jogos, a ponto de abandonar a marcação na lateral na origem da jogada do segundo gol do Cruzeiro.

E foi numa jogada tramada pelo meio, em que Cuellar fica no ricochete em todos os lugares, tentando ainda compensar a lentidão do Rever, que só Barbieri pode explicar porque tomou o lugar do Thuler, que Grêmio achou seu gol. Rodinei, de novo, dormiu no lance, não seguiu junto a última linha, e deixou o atacante do Grêmio livre para marcar. É o que digo, se não sabe fazer linha de impedimento em jogadas curtas de área marque homem a homem... De novo, outra partida que o Flamengo toma gol devido a linha burra de impedimento. Os times já marcaram isto, especialmente treinadores calejados como o Mano.

E daí o Flamengo pressionou. Totalmente confuso. Marlos está longe de ser o dedo mindinho do Vinicius Jr e Uribe fica em todos lugares do ataque e em lugar algum. Joga de "Onde está Wally?" com o resto do time. Me pergunto se colocar Dourado no cantinho de castigo, nem o relacionando foi mais uma decisão errada do técnico, que parece ter sucumbido as críticas da torcida a ele. Dourado pode ser o que for, mas é uma referência no ataque, segura e leva zagueiros na marcação, abrindo espaços para jogadores vindo de trás. Além de ser bom na cabeçada pela sua estatura, atraindo marcadores para ele e deixando os zagueiros quando sobem no ataque para cabecear mais livres. Eu retornaria com ele pro ataque. Ontem. Além disso é amuleto, com ele chegamos na liderança do Brasileiro. Não foi com o Uribe.

Enfim, derrota merecida no primeiro tempo. Com direito a uma incrível chance desperdiçada pelo Thiago Neves de escala 9,9 Deivid oriunda de jogada de infiltração pelo meio e mais uma linha burra.

Veio o segundo tempo. Ao meu ver o Flamengo entrou melhor. Barbieri não substituiu ninguém mas ao menos o time mostrava um arremedo de organização tática. Jean Lucas enfim achou seu lugar em campo ao lado do Cuellar. Mas o Cruzeiro defendia muito bem. Nossos ataques pela ponta não funcionavam pela precariedade dos atacantes e dos laterais. E Barbieri resolveu radicalizar. Tira o Jean Lucas. E a partir daí o Flamengo voltou ao mode do primeiro tempo com aquele buraco pelo meio. Colocar Lincoln não adiantou nada. A bola não chegava. Flamengo estava muito arame liso. E aí Barbieri na maldade ou ingenuidade substitui o Rodinei por Pará, segundo ele, para ter cruzamentos melhores. E tome vaia no Rodinei. Merecidas. Tem que acordar para a vida. A renovação de seu contrato por 4 anos está se mostrando um grande erro, entre outros, do Departamento de Futebol.

E agora José, o que fazer? Bem. Libertadores precisa de uma missão impossível em Minas. Se o time pré-Copa incorporar novamente acho até possível. Este daí é melhor desistir, ir de reserva e se fechar na defesa...Priorizando agora Brasileirão e Copa do Brasil. Talvez.