sábado, 28 de julho de 2018

Sim, são. Muito são.

"Não existem países subdesenvolvidos. Existem países subadministrados".

Peter Drucker deve ter dito isso faz alguns anos, talvez eu nem fosse nascido ainda. Mas certamente explicaria a linha tênue entre o sucesso e o fracasso, considerando-se uma simples decisão mal tomada. Como eu não me lembro a última vez que usei essa frase para falar de Flamengo, here we go again.

O Flamengo era uma Nação subadministrada, e vivia (há os que ainda vivem) ligada e conectada ao "Isso é aqui é Flamengo" para ganhar um título a cada 5, 6 anos, passar nossos vizinhos em títulos no Carioca, e, principalmente, exacerbar a cagação de regra para o comportamento do mundo, sem, em um minuto sequer, olhar pro próprio rabo e ver a imundice que estava o quintal de casa. Erro crasso, diria um professor de qualquer curso de administração.

Então vieram os azuis. E o que me marcou, lá do começo da gestão, foi a frase do Arthur Muhlenberg (urublog, dizendo em um grupo "Teremos um time pobre mas limpinho. Tenham calma". E nós tivemos, e nós tivemos, e de repente, nosso time deixou de ser apenas limpinho para ser um elenco de peso.

Que se abram parêntesis (não, eu não estou fazendo politicagem por aqui. Até por cagar e andar para essa ciência, ainda mais quando se trata de Flamengo). Fechada a citação, voltemos.

Podemos e devemos criticar muitas coisas nessa administração. Inclusive, em alguns momentos, essa tal lerdeza muito constatada pelo torcedor. Mas existe o contraponto: de que adianta contratar na porralouquice e trazer os Andersons Pico, Walter Minhocas e quejandos da vida? É jogar dinheiro no lixo, concordam?

Tudo isso para outra ponderação: no globo esporte de terça ou segunda ouvi que os times de SP faturaram TODOS perto de 100 milhões de reais (os gambás, um pouco menos) com vendas para Egitos, Arábias e outros centros conhecidíssimos do futebol. E o Flamengo (diga-se, infelizmente) teve "apenas" que entregar o Vinicius Jr. pro Real Madrid (e recebeu 165 milhões).

Cá pra nós: quem aqui acredita que dá pra remontar um elenco/time em 15 dias e continuar encarando o Brasileirão? "Ah, mas a base ficou, o esqueleto do time taí". Sim, mas e o "craque" comprado na janela de julho, que veio de algum país com outra rotina de treinos e jogos, e chega morto no meio de um Brasileirão pegando fogo? Temos um exemplo dentro de casa, né? O sofrimento pra aguentar a sequência é muito grande.

Eu, Alexandre, acredito que passamos bem por essa janela - e espero que assim continue até seu fechamento. Perdemos quem já havíamos perdido, eram favas contadas. E fizemos as contratações pontuais. Até porque, venhamos e convenhamos, NÃO EXISTEM laterais decentes nesse mundo de meu Deus. A não ser, é claro, que você acredite que o Jujubinha, lateral do CRB que se destacou num jogo contra o Botafogo, seja ideal para a posição (não sei se existe um Jujubinha).

O fato é que o Flamengo ainda não pode ser chamado de um clube desenvolvido modo Centrum. Mas, sim, certamente, com certeza, absolutamente, podemos dizer que é um clube bem administrado. Hoje muitos querem jogar no Flamengo (exceto o Arão, que não sei mais o que ele quer da vida), e isso é sinal de quem a casa está arrumada. E assim deve continuar.

=======================================

Vitinho...

E nada mais digo.

SRN
CCM
DCF