terça-feira, 8 de maio de 2018

Precificação


Olá Buteco, bom dia!

Flamengo líder do Brasileirão, vaga encaminhada na Copa do Brasil e a uma vitória em casa da classificação na Libertadores! Navegando em águas tranquilas, certo? Que nada! Aqui é sempre “Vida Loka” e a polêmica da vez é a discussão sobre a precificação dos ingressos.

Flamengo x Inter deu uma renda bruta de R$1.415.585,00. Deste total, sobraram líquidos para o clube R$ 186.675,98, o que corresponde a pouco mais de 13% da arrecadação. A renda líquida é pequena e, naturalmente, o clube precisa se organizar para melhorá-la. No entanto, não se pode estabelecer uma relação entre preço baixo e pouca renda, como tentaremos mostrar a seguir.

Para isto, convidamos o leitor a fazer um pequeno exercício: em 2017, jogamos 19 partidas no Campeonato Brasileiro com mando de campo. Em quantas destas vocês acham que conseguimos uma arrecadação bruta maior que a obtida neste jogo contra o Inter? Vou colocar algumas alternativas para ajuda-los:

(A) 1 partida     (B) 5 partidas      (C) 9 partidas     (D) 12 partidas




Ganhou quem marcou a primeira alternativa: em apenas uma partida do campeonato brasileiro de 2017 conseguimos uma arrecadação bruta maior que a obtida no domingo! Se olharmos para a renda líquida, foram 8 as partidas em que conseguimos levar para casa mais que o arrecadado contra o Inter e apenas em 3 destas partidas a renda líquida foi superior a 500 mil reais.

Outro dado: em 2017, a arrecadação do Flamengo em todas as competições ultrapassou a marca de 62 milhões de reais (acho que é um recorde na história do clube). No entanto, nos cofres do clube sobraram, líquidos, apenas 13,8 milhões (22% do total).

Os problemas do Flamengo com relação à bilheteria estão diretamente relacionados a dificuldade de reduzir os custos operacionais das partidas, especialmente no Maracanã. Aumentar os preços dos ingressos para compensar esta dificuldade não dá resultado, porque reduz (e muito!) o público pagante. Além disso, há uma necessidade enorme de buscarmos os títulos que escaparam no ano passado (e mesmo ao longo de toda a gestão) e o apoio da Torcida será fundamental nesta missão.

Manter os ingressos neste patamar de 20 reais me parece a melhor solução, ao menos até o fim do ano.

Saudações Rubronegras!