terça-feira, 13 de março de 2018

Histórico: Flamengo x Emelec


Olá Buteco, bom dia!

Felipe; Leo Moura, Welinton, Gonzalez e Junior Cesar; Willians, Muralha, Bottinelli e Ronaldinho Gaúcho; Deivid e Vagner Love. Técnico: Papai Joel

Felipe; Welinton, Wallace, Samir e João Paulo; Amaral, Muralha, Gabriel e Everton; Paulinho e Alecsandro. Técnico: Jayme de Almeida.

Essas foram as escalações do Flamengo nos confrontos recentes com o Emelec lá fora. A primeira, Libertadores 2012. A segunda, Libertadores 2014. Em qual desses times você teria mais confiança em uma vitória?

***

Vamos contextualizar os momentos desses confrontos: em 2012, vínhamos de uma eliminação na semifinal da Taça Guanabara para o Vasco e capengávamos na Libertadores. Foi neste ano o traumático empate 3x3 com Olímpia no Engenhão após abrimos 3x0. O jogo contra o Emelec foi na 5ª rodada, nós estávamos em terceiro lugar na chave e precisávamos da vitória para ultrapassar o Olímpia e garantir a classificação contra o Lanus - já classificado - no Rio. Emelec estava em último. 

Em 2014, coincidentemente, o confronto com o Emelec lá também ocorreu na 5ª rodada. À época, ganhamos uma Taça Guanabara disputada em pontos corridos (!) e disputaríamos o título carioca contra o Vasco. Na Libertadores, a vaca ia pro brejo novamente: desta vez, o time se enrolara com o Bolívar (1 ponto em 2 jogos) e estava em último lugar no grupo, com apenas 4 pontos conquistados. Emelec era 3º, com 6. Só a vitória interessava para nos manter vivos na competição.

***

Pois bem, em 2012 abrimos o placar e descemos para o vestiário com a vitória parcial de 2x1. No segundo tempo, entregamos a paçoca, tomamos a virada e perdemos o jogo, 3x2. A vitória contra o Lanus na última rodada não evitou a eliminação. Emelec saiu de último para a classificação.

Em 2014, pelo menos no que diz respeito aos confrontos contra o Emelec, nos demos melhor: vitória de 2x1. Jogamos por uma vitória simples, em casa, contra o Leon para nos classificarmos. No entanto, perdemos por 3x2 e saímos de novo. Emelec terminou em último.

***

Esse ano o confronto lá é mais cedo, nessa 2ª rodada. No papel, o time atual lembra muito mais o time de 2012 (mais técnico, jogadores experientes) do que a bizarra escalação de 2014. Resta saber se, diferente do "Bonde do Mengão Sem Freio", este time não vai descarrilhar. 

Particularmente, este time me parece mais comprometido, embora ainda não tenha conseguido apresentações de encher os olhos. O ano está apenas começando e vitórias em jogos como o de amanhã são fundamentais para que o time ganhe corpo. Torcemos por isto!