quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Flamengo 4 x 0 Madureira - Mais um jogo treino

E o Flamengo fez o seu papel e venceu mais um jogo-treino neste campeonato carioca que um dia já foi relevante. Hoje é para afiar os cascos, rodar o time em busca de uma formação para competições relevantes e fazer atletas de times pequenos terem seus 90 minutos de fama.

O Flamengo joga mais bonito que com Rueda e Zé Ricardo, com esquema "único volante" que permite um time mais fluido em campo, um ataque com troca de passes de mais qualidade e mesmo velocidade. Mas um esquema assim tem que ser muito bem treinado para termos a chamada "recomposição" muito bem feita. E mais uma vez, pelo que reparei, a recomposição no segundo tempo não tem a qualidade do primeiro. Talvez pelo cansaço de Diego e Everton Ribeiro. Ontem mesmo contra o Madureira, algumas vezes a entrada da área tinha um buraco porque a segunda linha não se formou. E precisa se formar. Imagine contra times melhores que já tenham identificado esta falha?

O jogo contra o River Plate, no próprio Engenhão já se avizinha. É quarta-feira. E sem torcida, merecidamente. O papelão que a torcida do Flamengo fez contra o Independiente, em um histerismo digno de botafoguense, agredindo argentinos pelas ruas, fazendo tumulto, invadindo estádio, foi algo muito vexatório. Parecia um bando de adolescentes sem pai ou mãe. Patéticos.  Precisam de polícia para se comportar como gente? Que merda de sociedade é esta? Marmanjos achando bonito a agressão e depredação? E agora a mesma torcida reclama que a diretoria do Flamengo não quer que se reúna em torno do Engenhão no jogo contra o River Plate. Claro. Não sabem se comportar, capaz de fazerem outra merda. E chamam a diretoria de elitista. Bem, ao menos alguém zela pelo Flamengo não ser mais punido.

Sábado teremos jogo contra o Fluminense. Um time mais qualificado. Mas é lá longe. Na Arena Pantanal. Embora vá e volte de avião há um desgaste. Mas acho que valeria a pena ir de time titular para últimos ajustes para quarta-feira. É um teste mais verdadeiro. Madureira é brincadeira. Difícil comentar, porque não é muito parâmetro para nada. Mas a se destacar a boa atuação de Diego, cujas finalizações foram barradas pelo destaque do Madureira, o bom goleiro Jonatas, menos a falta. No canto, no alto, indefensável talvez. Jonas de único volante, jogando muito bem, fazendo seu trabalho com segurança e qualidade.  E, falando em laterais, ultimamente transformado no novo alvo dos haters, sempre em busca de alguém para odiar, achei que tanto Rodinei como Trauco foram bem. Trauco então, lançamentos precisos que Renê é incapaz de dar. Achei que, nitidamente, Carpegiani prendeu mais Rodinei no segundo tempo, talvez como uma preparação tática. Rodinei mais solto no primeiro tempo foi bem agudo, fez bons cruzamentos. Gostei. Paquetá e Vinicius Jr são nossos meninos de ouro, sempre um show à parte. E a volta do Diego Alves, dando mais segurança no nosso gol. Precisamos de bom goleiro. Sempre. Lição que espero que tenha sido entendida agora e pra sempre.