terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Feliz Ano Novo





SRN, Buteco.

Assim como o ano no Brasil só começa de fato depois do Carnaval, vai começar pra valer o ano esportivo do Flamengo em 8 dias.

E logo com a principal competição, a Libertadores.

Levando em conta que o estadual deveria contar como pré temporada , já temos como observar algumas coisas.

- Temos problemas graves nas laterais. Pará e Rene são peças nulas no ataque. O ponto positivo é que, pelo menos na direita, Carpegiani parece estar perdendo a paciência .O ponto negativo é que o reserva imediato é Rodinei...

- A defesa, que só tomou um gol até o momento, ainda segue como incógnita.Devido a fragilidade geral dos adversários, não há como saber o nível de competitividade frente a  adversários mais qualificados.

- O esquema de jogo é um interessante 4-1-4-1, onde aos poucos os jogadores estão se acostumando com as suas funções. Vejo perspectivas de crescimento.

-Ainda na linha desse esquema, entra em questão o substituto de Cuellar, suspenso nos dois primeiros jogos da LA.Ao que tudo indica, o eleito para a função é Jonas.Que eu acho que não tem nem a metade da capacidade dinâmica do colombiano, que gira bem a bola e faz a saída de jogo com eficiência.Veremos no que vai dar, talvez já amanhã contra o Madureira, jogo que o bom senso indica que deveria ser o apronto para a estréia na LA.

- Paquetá e Vinicius Jr são extremamente talentosos, mas aindão são irritantemente imaturos.O primeiro segura demais a bola, o segundo quer que toda jogada em que participa seja um lance inesquecível.Se começarem a jogar mais coletivamente, o crecimento do timeé natural.

Por fim, uma pequena (por enquanto) preocupação.

No ultimo jogo, Carpegiani resolveu tirar Paqueta.Nada demais, apesar de estar fazendo uma partida razoável, prendia demais a bola, e não foi nada de absurdo ele ser sacado do jogo.Talvez até como uma “advertência” para o individualismo, mas não é esse o ponto que quero destacar.

Foi a arrumação que o treinador deu ao time a partir dessa mudança: colocou Everton Burro, o assassino das jogadas de ataque, para atuar no meio campo, que me assustou.

Carpegiani tinha ( ou tem, vai saber...) o costume de inventar algumas escalações, digamos, exóticas.

E a hora é de definição e simplicidade, afinal o ano vai começar.